quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Praça da Ciência itinerante faz sucesso em Itaperuna
28/11/2007

A Prefeitura de Itaperuna, em parceria com o Governo do Estado, trouxe à cidade, entre os dias 21 e 23 de novembro, a Praça da Ciência itinerante com um Planetário Móvel. O projeto, um centro itinerante com jogos e experimentos científicos, contribuiu para a popularização e a melhoria do ensino de ciências, principalmente no público escolar.
A exposição, que teve a entrada franca, foi realizada na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiero, na Cehab, e contou com exibição de vídeos, experimentos interativos e cerca de 20 oficinas. De acordo com a gerente da Fundação Cecierj Oneida Enne, a Lona de Ciências é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, através da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado), em parceria com o Museu Vida da Fundação Oswaldo Cruz, e tem o objetivo de levar a ciência até o aluno. “O espaço teve capacidade para receber 250 pessoas por hora, e foi uma oportunidade para a divulgação de pesquisas e inovações tecnológicas em ciência e tecnologia, além de promover a inclusão social, garantindo o acesso da população a equipamentos e projetos científicos e culturais”, disse a gerente. A coordenadora de História e Geografia do município, Marivete Figueiredo, foi uma das incentivadoras do projeto na escola e ressaltou a importância do evento. “Estávamos em negociação com a Fundação para trazer a lona desde o início do ano. O evento incentivou a participação dos professores e alunos na vida científica e teve o objetivo de buscar a capacitação e facilitar o saber através dos equipamentos”, explicou.Segundo a diretora Geral Maria Aparecida de Oliveira Vargas, a Lona de Ciência é uma forma de ensinar os alunos brincando. “Eles (os alunos) despertam para um novo mundo que é feito de experiências e transformações”, enalteceu a diretora.Para o aluno do 1º ano Pedro Henrique Souza, 8 anos, brincar é mais divertido que estudar. “Seria muito bom se todas as aulas fossem assim”, declarou o menino enquanto pedalava na bicicleta usina e transformava seu esforço em energia.
Sucesso de público, o Planetário Móvel foi a principal atração para as crianças que passaram pelo local. Em seções de 45 minutos, dentro de uma estrutura de lona plástica, são apresentados o sistema solar e a astronomia indígena.Além de jovens, a novidade também encantou adultos durante as exibições de planetas, meteoros, constelações e cometas. Pertencente à Fundação Cecierj, o Planetário contou com efeitos sonoros semelhantes aos do filme Jornada nas Estrela e proporciona real sensação ao visitante de viajar pelo espaço sideral.“Esta é uma das atrações mais interessante desta feira. O Planetário é muito educativo e ajudará meu filho a compreender melhor como funcionam a astrologia e o sistema solar – disse a dona de casa Cirlene Novaes Pereira, que estava na lona acompanhada do filho Miguel Arcanjo Lima dos Santos, de 13 anos.

Fonte:DECOM

Nenhum comentário: