Campanha contra câncer de boca em Itaperuna
19/10/2007
Até quinta-feira, moradores de Itaperuna tiveram a oportunidade de realizar gratuitamente o exame bucal para detectar lesões pré-cancerígenas. O atendimento faz parte da 2ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, organizada pelo Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Iguaçu (Unig). A campanha acontece das 8h às 16h no Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO), no trailer da Unig, próximo ao Shopping Bittencourt, e no PSF dos distritos e é voltada para todas as faixas etárias. Na primeira campanha, em 2005, foram realizados cerca de 3 mil exames.
São 40 pessoas envolvidas na campanha entre dentistas, professores e alunos. Hoje, a campanha abrange o PSF do distrito de Retiro do Muriaé e amanhã será a vez dos distritos de Comendador Venâncio e Boa Ventura. O responsável pelo serviço de diagnóstico oral do Departamento de Odontologia, Leonardo Tavares Peixoto lembrou que o objetivo principal da campanha é identificar as lesões pré-cancerígenas. “As lesões pré-cancerígenas são lesões benignas com capacidade maior que outras lesões de se transformar em câncer de boca. São consideras lesões pré-cancerígenas as feridas na boca que não cicatrizam, lesões brancas na cavidade bucal, lesões vermelhas e crescimentos tumorais”, destacou Leonardo.
Dados do Departamento de Odontologia mostram que do início do ano até agora foram detectados três casos da doença no município que foram encaminhados para o tratamento no Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro. A faixa etária mais atingida pela doença é de pessoas a partir de 40 anos.
Fonte: ODIÁRIONF
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário