Comprometimento para convergência no Noroeste Fluminense
18/12/2007
Depois de dois dias de debates em 13 e 14 de dezembro último, em São José de Ubá, os organizadores e realizadores do 1º Encontro de Convergência para o Desenvolvimento do Noroeste Fluminense concluíram que esta é a melhor opção para a otimização
dos projetos de agronegócios na região. Representantes de entidades públicas e privadas apoiaram a proposta iniciando um trabalho que pretende identificar as demandas e dificuldades em cada setor para que cada entidade e poder público possam concentrar esforços nos setores de apicultura, ovino e caprinocultura, orgânicos, cafeicultura, pecuária leiteira, fruticultura (pêssego), silvicultura (eucalipto), cana e piscicultura.
De acordo com Evandro Peçanha, diretor do SEBRAE/RJ, os participantes do encontro decidiram que o CTNF – Conselho Territorial do Noroeste Fluminense é o local indicado para as discussões, buscas pelos avanços, a centralização e a convergência das informações.
“Este encontro fortaleceu o agronegócio como vocação do Noroeste Fluminense, e no mês de fevereiro realizaremos a primeira reunião de 2008 para estabelecer as agendas de trabalho. O SEBRAE/RJ entende que este é um momento de extrema afinidade entre poder público e entidades representativas e devemos aproveitá-lo para restaurar no Noroeste Fluminense o equilíbrio sócio-econômico-ambiental”, disse.
Existem muitos projetos desenvolvidos atualmente no Noroeste Fluminense, mas a região continua a ser a menos desenvolvida do Estado do Rio de Janeiro. Por isso foi realizado o encontro, que de acordo com os organizadores deve obrigatoriamente passar por todas as 13 cidades da região, e ser promovido, a princípio, bimestralmente.
São parceiros no projeto de convergência o SEBRAE/RJ, as secretarias de Agricultura das prefeituras do Noroeste Fluminense, Firjan, lideranças, associações, sindicatos e cooperativas agropecuárias, Faerj, Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Integração, Ministério da Agricultura, Ibam, Emater Rio e Conselho Territorial do Noroeste Fluminense (CTNF).
Fonte: Camilo de Lellis - ITAPERUNAONLINE
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário