Polícia desbarata quadrilha que roubava e desmanchava veículos
24/12/2007
Dez pessoas, entre elas quatro adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, foram detidas ontem, em Cardoso Moreira, durante operação de policiais do Departamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do município, que resultou na recuperação de um carro e três motocicletas — duas já desmontadas —, furtados nos últimos meses em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea. Foram apreendidos ainda três buchas de maconha, um revólver calibre 32 com uma munição intacta e uma pistola de brinquedo. O suposto esquema de furto de veículos na Baixada Litorânea e possível desmanche no Norte Fluminense começaram a ser desvendados a partir do Gol, placa LAB 2608 (Rio de Janeiro/RJ), cor verde.
Após consulta ao sistema da Central de Polícia (Cepol) ficou constatado que o veículo havia sido furtado na madrugada de domingo, no Jardim Mariléa, em Rio das Ostras. Durante as investigações, de acordo com a polícia, foi descoberto que o veículo havia sido deixado por Cristiano Espírito Santo Matos, 21 anos, o primeiro detido na operação. “Neste momento, dois adolescentes fugiram quando viu a guarnição, mas conseguimos detê-los”, disse um policial. Na casa de Cristiano, em frente ao local onde o carro foi deixado, os policiais localizaram o revólver calibre 32. De acordo com a polícia, o rapaz confessou outros quatro furtos de motocicletas recuperadas: sendo uma Honda Titan 125, placa KZK 0597 furtada em 25 de novembro último na Rua 1, também em Rio das Ostras. Ainda em Cardoso Moreira foram recuperados motor e algumas peças de outra Honda Titan. O quadro da moto, segundo a polícia, teria sido jogado no Rio Muriaé.
Honda biz já estava desmontada
O último veículo recuperado foi uma Honda Biz, cor preta, que já estava desmontada, e localizada no distrito de Conselheiro Josino, em Campos. No local, dois rapazes foram detidos. A outra motoneta informada por Cristiano à polícia não foi encontrada. A informação era de que o veículo teria sido levado para Cabo Frio, na Região dos Lagos. Foram detidos durante a operação: Fabiano da Silva Gonçalves, 19 anos; Roberto Valério da Costa, 21 e Valter Moté Carvalho, 32. “Um foi entregando o outro. O Roberto, por exemplo, Cristiano disse que foi dele que comprou a arma. Fomos até a casa dele (Roberto) e não encontramos armas, mas apreendemos as três buchinhas de maconha”, disse um policial.
Conselho tutelar acompanha os menores
Os quatro adolescentes detidos durante a operação, que contou com o apoio do Grupo de Ações Táticas (GAT 1) da 4ª Cia/São Fidélis, foram acompanhados pelo Conselho Tutelar. De acordo com o conselheiro José Carlos Rocha, a situação dos jovens é considerada grave, principalmente, porque, havia a informação de que eles tinham conhecimento da atividade ilícita em que são suspeitos de envolvimento. “Eles serão ouvidos na delegacia de Itaperuna e dependendo do entendimento do delegado, as meninas (duas) podem ser encaminhadas para Casa de Triagem em Itaperuna e os rapazes para Macaé. Caso sejam liberados, o Conselho os acompanha de volta e entrega às famílias”, disse José. Ao Jornal O Diário, um dos adolescentes envolvidos contou que esteve em Rio das Ostras no último final de semana. “Eu fui com ele (Cristiano). Sabia que iam pegar um carro lá, mas só não me envolvi. Quando chegamos lá, sai de perto, deixei eles fazendo a parada e depois entrei no carro”, disse o adolescente.
Fonte: ODIÁRIONF - Ana Luiza Paixão
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário