Pesquisadoras visitam Pádua para conhecer o sucesso da educação municipal
06/12/2007
Santo Antônio de Pádua foi uma das 40 cidades escolhidas pelo MEC para servir de fonte a uma pesquisa que apontará metodologias que dão excelentes resultados na educação. A pesquisa “Redes Municipais que garantem o direito de aprender” é fruto de uma parceria entre o MEC, Undeme, Unicef e o Inep. O título já demonstra que as cidades participantes têm motivos de sobra para se orgulhar por terem sido escolhidas.
O objetivo é identificar boas práticas de gestão educacional que possam ser analisadas e disseminadas entre gestores, educadores e organizações sociais parceiras das escolas em todo o Brasil. O resultado será transformado em uma publicação com lançamento previsto para março de 2008, em que serão relatadas as práticas que tenham contribuído para o bom desempenho das redes de ensino participantes. Foram escolhidos, em todo o Brasil, 40 municípios que tiveram nota acima da média nacional no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. No Estado do Rio, serão visitados os municípios de Santo Antônio de Pádua e Barra Mansa.Em Pádua o trabalho foi desenvolvido pelas pesquisadoras Maria Carmem Amoroso e Cléa Ferreira nos dias 29 e 30 de novembro. Elas estiveram na Secretaria de Educação e em quatro escolas municipais, conversaram com a equipe técnica, diretores, professores, alunos e pais de alunos. A pesquisa consta de visita às instalações, entrevistas e preenchimento de formulários para fazer o diagnóstico da educação no município e analisa os seguintes pontos: a gestão da secretária de educação e sua equipe; a organização da rede municipal; a formação dos professores e a infraestrutura das escolas. “Não estamos fazendo uma auditoria, queremos identificar o trabalho das redes municipais considerando as condições sociais da família do aluno e também do município. Queremos conhecer o município onde a educação se destaca para ajudar outros que não têm o mesmo êxito”, afirmou Maria Carmem.Integração entre a equipe e projetos inovadores chamaram a atençãoMaria Carmem Amoroso e Cléa Ferreira visitaram as escolas e destacaram o que viram de melhor em cada uma. No Ciep 266, se encantaram com o prédio e elogiaram a inovação que entrará em vigor no ano que vem: os alunos da alfabetização estudarão em horário integral e participarão de diversas atividades. Na Escola Viva o que chamou a atenção foi o campeonato de xadrez, programa coordenado pela professora Alessandra Cretton que ficou entre os 20 melhores no Prêmio de Inovação Educacional promovido pelo Governo Federal em 2006. “A maioria das escolas vence a dificuldade de aprendizado com ênfase na leitura a na escrita, utilizar jogos para desenvolver o raciocínio nas crianças foi uma excelente saída, não encontramos isso em outras escolas”, disseram as pesquisadoras. O projeto Fazendo Arte na Escola, que ensina música aos alunos, também foi elogiado.Na E.M. Antônio Teixeira Jardim, em São Pedro, destacou-se o projeto Família na Escola. Na João Maurício Brum, em Boa Nova, a grande área e a horta com plantação de mais de duas mil mandiocas foram destaque. Além destas quatro escolas, elas fizeram uma rápida passagem pela E. M. João Neves, em Santo Cristo, e ficaram impressionadas com o grande número de alunos matriculados (110) e com a disponibilização do ensino supletivo.Já na secretaria de educação, as pesquisadoras reuniram-se com a secretária Vera Kezen, os visitadores escolares (equipe técnica da SMEC), diretores e orientadores pedagógicos das escolas que não foram visitadas – Monte Alegre, Ibitiguaçu, Paraoquena, Campelo, Santa Cruz, Marangatu, Caribe da Rocha e Sarah Faria Braz, do ensino fundamental. A E. M. João Jazbick representou as que têm até a 4ª série, a E. M. Dulce Manhães de Aquino as unidocentes e a Creche Vovô Mariano representou as demais creches.De um modo geral, as pesquisadoras ressaltaram o perfeito entrosamento de toda a equipe da SMEC; a participação intensiva da secretária Vera Kezen em todos os eventos; o programa de Formação Continuada, com cursos de atualização permanente para os professores; e as visitas sistemáticas realizadas pela equipe técnica nas escolas para acompanhamento e visão global de tudo o que acontece.Para a secretária Vera Kezen participar da pesquisa foi muito gratificante. “Nada melhor do que alguém de fora vir conhecer e participar do nosso dia-a-dia. Grande parte do êxito da educação municipal em Pádua deve-se ao envolvimento de diretores e professores, que se comprometeram a ensinar com carinho, amor, e dedicam-se a isso integralmente. Esta é a alavanca de nosso sucesso”.
Kéllen Leal / Sandro Olivier
Ascom Pádua - NOROESTEONLINE
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
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