quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Secretaria de Saúde de Varre-Sai envolve vários setores na luta contra a Aids
05/12/2007

Para ajudar no combate à luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde de Varre-Sai através do Programa DST/AIDS está realizando várias ações durante a semana. A primeira aconteceu durante a tarde da segunda-feira na sala de reuniões do Centro Municipal Saúde em Atenção Integrada e Diversificada (SAID) e foi voltada para os representantes de escolas públicas do município. Nesta terça-feira (06/12), a programa continuou com uma capacitação para funcionários dos PSF e Associações Comunitárias do município. As atividades também fazem parte das ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, ocorrido no último sábado.

Na segunda-feira, a Oficina e Fórum com os representantes das escolas da rede pública de ensino teve como objetivo o planejamento das estratégias do desenvolvimento das ações em DST/AIDS entre a população de adolescentes e jovens.
O coordenador do Programa DST/AIDS e secretário municipal de Saúde de Varre-Sai, Luciano Fernandes de Brito, destacou durante a explanação que é importante que haja continuidade na ação. E que o momento era para planejar as ações que já começarão a ser executadas no início das aulas em 2008.
"Estamos aqui para juntar o nosso conhecimento com o conhecimento de vocês para desenvolver um bom trabalho. A gente tem buscado o fortalecimento dessas ações em parceria com as escola através do Projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas (PSPE). O resultado esperado é o mapeamento e diminuição das vulnerabilidades sociais, programáticas e individuais do município", afirmou Luciano.
A diretora da Escola Municipal Santa Cruz, Eliane Aparecida do Santos, foi uma das que participaram da Oficina sobre Aids e destacou a validade da orientação.
"Acho que não tem coisa melhor essa conscientização, não só para nós, mas também para os pais de alunos. Acho que eles têm de abrir a mente para essa nova realidade e ajudar na luta contra a doença", disse.
Para a professora da Escola Municipal Elídio Valentim de Moraes, Aline Soares Lopes Janotti, o fato da escola pertencer a zona rural do município e ser distante, é um fator que exige a participação dos professores na transmissão de informações das formas de prevenção à doença, pela facilidade maior de chegar ao aluno.
"Acho que por ser uma escola da zona rural é mais fácil para nós professores conhecermos a realidade de cada aluno e podermos orientá-lo melhor, com a ajuda da Secretaria de Saúde, através de pessoas especializadas em DST/AIDS. Dessa forma, fica mais fácil envolver a comunidade da escola na luta contra a Aids", frisou a professora.
Já na terça-feira, o encontro dos funcionários dos Programas de Saúde da Família (PSF), de Saúde da Criança, de Saúde do Adolescente, de Saúde da Mulher e presidentes das Associações Comunitárias teve como finalidade a definição de estratégias para realização das ações nas comunidades rurais do município.
No período da manhã, o coordenador do Programa DST/AIDS e secretario de Saúde, Luciano Fernandes de Brito, realizou uma palestra sobre "Os princípios doutrinários do SUS", seguida de uma mostra do perfil epidemiológico da região Noroeste, uma exposição de filmes sobre o tema e explanação sobre vulnerabilidades e riscos do município. De acordo com ele, os maiores riscos e vulnerabilidades encontradas hoje em Varre-Sai seriam o analfabetismo, a baixa escolaridade, a incoerência religiosa e a pobreza. No próximo ano, o Programa DST/AIDS vai trabalhar em cima dos pontos destacados.
"Esperamos mobilizar um número maior de profissionais comprometido com a luta contra a Aids", finalizou o secretário de Saúde.
No período da tarde, os participantes do encontro se dividiram em grupos e definiram as estratégias para o planejamento da atuação no próximo ano. O grupo III de agentes comunitários de saúde apresentou uma dramatização sobre Tuberculose, que é uma das doenças oportunistas que acomete os soropositivos e cantou uma música de autoria própria sobre a Saúde de Varre-Sai.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Cruz da Ana, Cláudio Adão Gonçalves, o grupo que participou trabalhou a capacitação de profissionais da Educação nas escolas.
"Isso é excelente pois podemos trabalhar o assunto não só com alunos, mas com pais e toda a comunidade. A discussão abriu uma campo maior para trabalhar dentro da comunidade com crianças e jovens, porque é através disso que eu e minha equipe conseguiremos levar à comunidade uma noção global das formas de transmissão e prevenção da Aids", lembrou.
Na próxima quinta-feira, o Programa DST/AIDS de Varre-Sai encerra as atividades da semana com um estande na Praça Antônio Camilo onde acontecerá mostra de vídeos, distribuição de preservativos, cartilhas e folhetos educativos. Na ocasião, a Secretaria de Saúde fará a coleta de amostras de sangue para testagem de HIV.


Fonte: Silaine Terra - NOROESTEONLINE

Nenhum comentário: