segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Profissionais da Educação de Pádua recebem certificado
10/12/2007

Finalizando suas inúmeras atividades no ano de 2007, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santo Antônio de Pádua, representada pela professora Vera Lúcia Kezen Camilo Jorge reuniu nesta última quarta-feira, dia 05 de dezembro, no Teatro Municipal Geraldo Tavares André 126 cursistas entre professores e orientadores pedagógicos atuantes na rede municipal de ensino para receberem os certificados de participação do Programa de Formação Continuada promovido pela Secretaria.
A iniciativa e o investimento visou capacitar tais profissionais para lidarem com a formação dos cidadãos do século XXI. A busca constante pela excelência e qualidade no ensino paduano ficou visível diante da alegria contagiante dos professores e orientadores pedagógicos que demonstraram nesta noite um grande carinho e paixão pelo trabalho realizado na área educacional de Pádua.
A cerimônia contou com a apresentação de Renato Smith e o canto do Hino Nacional e Hino à Pádua, de forma doce e suave pelo Profº Jason. Foi registrada a presença do Subsecretário de Educação, Profº Antônio Thomaz de Oliveira, e da Profª alfabetizadora Clara Orçai.
Antes da cerimônia de certificação, alunos do grupo Twister Dance e Escola Viva se apresentaram em um momento cultural onde se resgatou danças como o Maculelê, a apresentação de violino do aluno Murillo Campos Souto, e um questionamento teatral embalado pela pergunta “Que diferença que há?”. Tudo emocionante e de certo modo preparando a platéia de educadores para momentos ainda mais memoráveis e inesquecíveis.
Os encontros dos profissionais da Educação de Pádua, como de praxe, são marcados pela emoção, sensibilidade e inteligência didática com que são conduzidos.
Luciana Rocha Souza Paternostre, professora e tutora da formação Pró Letramento Alfabetização/ Linguagem e Programa Além das Letras agradeceu a presença dos formandos enaltecendo o trabalho conjunto desenvolvido no curso bem como parabenizou a todos os professores pelo investimento intelectual no aperfeiçoamento da carreira de docente. Apresentou a “Fórmula Mágica” que com certeza existe dentro de cada um de nós e é o que nos faz mover barreira.
A oradora desta turma, Daniele Campanário ressaltou em sua fala a importância de se fazer a diferença no ambiente educacional e salientou a importância de no próximo ano o grupo permanecer reunido.
Já Alessandra Barros Cretton, tutora da formação Pró Letramento Matemática e Coordenadora do Ciclo de Estudos de Matemática apresentou os 10 Fatores Indispensáveis para a Educação de Qualidade do Século XXI. Os fatores apresentados por Alessandra Barros remeteu a todos a reflexão de que é possível desenvolver ações que revertam o processo de desigualdade social imposto por atos humanos.
Para as Profª Sônia Maria dos Santos e Vanussa F. Frauches Pereira, oradora da turma Pró letramento Matemática, o curso foi de grande valia e principalmente de ação rápida na sala de aula. Elas agradeceram a iniciativa da SMEC, deixando claro o interesse em participar dos próximos cursos. Nesta viagem a Profª Maria do Carmo Shueller também deu a sua mensagem, abrilhantando ainda mais o evento.
Finalizando Maria Nilce Alves Faria, profª e também coordenadora do Programa Além das Letras agradeceu e parabenizou os docentes pelo engajamento em todos os projetos da SMEC ao longo dos anos.
Na seqüência os docentes formandos receberam juntamente com seus orientadores pedagógicos co-responsáveis por estas formações o certificado de participação do Programa de Formação Continuada. Cada grupo de formandos, antes do recebimento da certificação, tinha como responsabilidade uma apresentação livre em forma de mensagem. Inteligentes e apropriadas para a área, contribuíram de forma adequada na absorção do tema “Educar com qualidade e para o Século XXI”.
As formadoras ainda homenagearam a todos com a mensagem Professores Apaixonados, bem como juntamente com os formandos homenagearam a elogiada Secretária de Educação Profª Vera Lúcia Kezem.
Um coquetel de confraternização selou o encontro entre os professores que terminam o ano de 2007 com a certeza de estarem mais bem preparados para oferecer uma educação com maior qualidade nos próximos anos.
O Programa Além das Letras lançado em 2004, nasceu do sonho da equipe do Instituto Avisa Lá de que é possível alfabetizar crianças de baixa renda para que ao completarem o Ensino Fundamental, além de saber ler e escrever efetivamente, elas sejam capazes de entender e atribuir novos significados ao que lêem.
A Secretaria de Educação e Cultura de Pádua embarcou nesta viagem e concorrendo ao prêmio Além das Letras, foi contemplada pelo Instituto Avisa Lá, com uma consultoria que buscou apoiar a elaboração de projetos de formação continuada para orientadores pedagógicos nos municípios participantes, recebendo assim o Selo Referência em Formação Continuada para formador de formadores de professores alfabetizadores.
Pelo Programa as escolas participantes também desenvolveram inúmeros projetos sociais com foco na leitura: leituras realizadas em Hospital, Casa de Saúde, Postos de Saúde, praças, Lean, Caime, e nos ônibus da cidade. Estes projetos levaram a leitura para além dos muros escolares estimulando o gosto e o hábito da leitura ao maior número possível de pessoas, mostrando para todo o Estado que Pádua é uma cidade leitora.
O programa foi coordenado pelas professoras Luciana Rocha Souza Paternostre e Maria Nilce Alves Faria, supervisionado pela secretária de Educação Vera Kezen e com patrocínio das empresas: Livraria Semiana, Livraria Girassol, Micromed, BZZ Boutique e Marco Visual.
É um programa de formação continuada para professores das séries iniciais do ensino fundamental visando a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. É realizado pelo MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada com adesão dos Estados e Municípios.


Fonte: Sandro Olivier / Kellen Leal - Ascom Pádua - NOROESTEONLINE

Nenhum comentário: