sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Apagão em 18 municípios da região e em todo o ES
27/09/2007

Pelo menos 18 municípios do Estado do Rio de Janeiro, parte da Região dos Lagos, e todo o Estado do Espírito Santo ficaram sem energia elétrica no final da tarde de ontem. A maioria das cidades da Região Norte e Noroeste Fluminense foi afetada pelo blecaute, que durou cerca de 1 hora. O problema começou às 17h45 e só foi solucionado por volta das 19h.
Segundo a assessoria de comunicação da Ampla, em Niterói, a interrupção foi causada por um problema ainda não identificado nas linhas de transmissão de 345 mil volts de Furnas Centrais Elétricas, que abastece o Norte e o Noroeste do Estado, além de parte da Região dos Lagos. A assessoria explicou que em razão de uma falha externa ao sistema da Ampla (causado nas linhas de Furnas Centrais Elétricas), a empresa ficou impossibilitada de fornecer energia, já que houve o desligamento automático das subestações. A Ampla informou, ainda, que estava mantendo contato permanente com Furnas para o rápido restabelecimento do sistema.
Região - Na região Noroeste, o primeiro município a ter a energia restabelecida, por volta das 18h35, foi Itaperuna. Além de Campos, as cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Cantagalo, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Italva, Laje do Muriaé, São Fidélis, Miracema, Itaocara, Cordeiro, Macuco, Porciúncula, Bom Jardim, Varre - Sai e São José de Ubá tiveram o fornecimento interrompido. Em matéria veiculada no site do Terra Banda Larga, no Espírito Santo, segundo a empresa Espírito Santo Centrais Elétricas (Escelsa), responsável pelo fornecimento de energia no estado, o problema teria ocorrido em uma linha de transmissão que sai de Macaé em direção ao território capixaba.
A empresa, no entanto, ainda não sabia que tipo de problema teria ocorrido. Nos primeiros dez minutos de falta de energia elétrica, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social do Espírito Santo registrou 12 ocorrências de pessoas presas em elevadores.
Campos - Em Campos e Itaperuna, o trânsito ficou confuso em quase toda a cidade. Na Avenida 28 de Março em Campos, os pedestres tiveram dificuldades para atravessar por causa do semáforo desligado. Muitos motoristas perderam o controle da direção, invadindo a ciclovia. O 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM/Campos) não registrou chamadas de emergência.
Problema parecido há dois anos e meio
Em 2005, no início da noite do dia 1º de janeiro, o Estado do Rio de Janeiro foi também atingido por um blecaute. A interrupção durou cerca de 90 minutos, mas em alguns municípios a energia só foi restabelecida três horas depois. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, considerou a situação grave. O então secretário Wagner Victer considerou que as conseqüências do apagão poderiam ter sido maiores se acontecesse em um dia útil ou durante a virada do ano. Somente no Rio, os bombeiros tiveram mais de 100 chamados para retirar pessoas presas em elevadores. Além disso, houve interrupção do abastecimento de água e confusão no trânsito por causa dos semáforos desligados. A secretaria encaminhou ao Operador Nacional do Sistema (ONS) pedido de informações sobre as causas do apagão a fim de evitar que o mesmo se repetisse.


Fonte: ODIÁRIONF

Nenhum comentário: