quinta-feira, 31 de maio de 2007
Censo agropecuário segue dentro do previsto na região
O coordenador do IBGE em Campos, Alan Aziz, acredita que as equipes não encontrarão problemas na região
O Censo Agropecuário está avançando em Campos, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e Cardoso Moreira. Só em Campos, maior município da região, em torno de 18% das cerca de nove mil propriedades rurais já foram recenseadas. Além disso, de 20% a 21% dos outros municípios já passaram pela Contagem da População. As informações são do coordenador de Sub-área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Campos, Alan Aziz.
O Censo Agropecuário está sendo realizado em todos os municípios brasileiros. Já a Contagem da População é feita apenas nos municípios com até 170 mil habitantes, o que exclui Campos na região. Os levantamentos tiveram início no dia 16 de abril e devem ser concluídos em 31 de julho. “O prazo deve ser cumprido, a não ser que enfrentemos dificuldades como chuvas muito fortes e por longos períodos, o que dificulta o trabalho, mas não acredito que isso ocorra. Os recenseadores estão visitando primeiro as localidades de mais difícil acesso. A tendência é que o trabalho seja agilizado com a medida que se aproximam da cidade”, disse Aziz.
Em todo o País, cerca de 70 mil recenseadores fazem o Censo Agropecuário em cerca de 5,7 milhões de propriedades rurais e a Contagem da População em aproximadamente 30 milhões de domicílios, onde vivem 99 milhões de pessoas. Em Campos, são 59 recenseadores. Um deles é Nathália Rocha Fernandes, 22 anos, que ontem atuou em Mussurepe.
Ela conta que estava desempregada há dois meses, desde que o contrato de trabalho que tinha com o Estado acabou. Fez prova para recenseador e foi aprovada. O salário é por produção: R$ 14 por setor, sendo que cada um tem em torno de 150 estabelecimentos. “O pagamento é muito bom. Além disso, a coordenação do IBGE em Campos está nos dando todas as condições necessárias de trabalho, o que ajuda muito”, disse.
A receptividade dos moradores do interior do município surpreendeu a recenseadora. “As pessoas recebem a gente muito bem, mandam entrar, oferecem café... Pensei que seria difícil realizar o trabalho, por não conhecer as pessoas e porque muitos não sabem do censo, mas, assim que explico o trabalho, sou logo bem recebida”, contou Nathália. O IBGE deve disponibilizar a partir de setembro dados populacionais preliminares de todos os municípios pesquisados. As informações poderão ser usadas nos cálculos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outras possibilidades. A partir de agosto, estarão disponíveis também os primeiros dados do Censo Agropecuário 2006. Os resultados definitivos do Censo Agropecuário e da Contagem da População estarão disponíveis, respectivamente, a partir de outubro e dezembro deste ano. A agilidade do processo se deve a informatização. O questionário de papel foi abolido, cedendo lugar ao computador de mão, o que permite a transmissão de dados ainda durante a apuração.
fonte: O DIÁRIONF
Cederj está com inscrições abertas para cursos à distância
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) está com inscrições abertas desde o dia 25 de maio para o vestibular de 3.191 vagas em cursos à distância das universidades Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) .
Os cursos oferecidos são: administração (diploma da UFRRJ), ciências biológicas (diplomas da Uenf, Uerj e UFRJ), física (UFRJ), matemática (UFF e UniRio), pedagogia para as séries iniciais (Uerj e Unirio), tecnologia em sistemas de computação (UFF) e química (Uenf).
Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de junho pelo site do Cerderj ou pessoalmente. A taxa de inscrição custa R$ 35 e deve ser paga no Banco Itaú a favor da ERJ - CECIERJ - GradDist, Agência 5673, Conta Corrente 00246-4. O candidato deve retirar o material de inscrição mediante apresentação do comprovante de pagamento da taxa no pólo regional em que pretende realizar o curso de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, ou aos sábados, das 8h às 17h. A prova será aplicada no dia 30 de junho, das 9h às 14h. Os locais de prova serão divulgados no dia 25 de junho. O exame é composto de uma redação, cinco questões discursivas e 40 testes de múltipla escolha. Veja o conteúdo das provas aqui. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 16 de julho.
O Cederj é um órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia e conta com pólos regionais nos municípios de Angra dos Reis, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Natividade, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio de Janeiro, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
O aluno do Cederj é regularmente matriculado na universidade e faz todo o curso de graduação por meio do regime semipresencial, com sistema de tutoria por telefone, fax, internet e atendimento presencial, aulas de laboratório nos pólos regionais aos sábados e, ao final do curso, recebe diploma.
fonte: O GLOBO
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Garotinho destaca mais uma vitória contra jornal O Globo
Garotinho afirma que as matérias ofensivas tiveram bem mais destaques
O ex-governador e presidente do PMDB no Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, acaba de levar mais uma vantagem sobre o jornal O Globo no Judiciário. E repercute em seu blog. “A Justiça determinou que o jornal O Globo publicasse na edição de hoje (29/05), um direito de resposta relativo a mentiras e acusações lançadas contra mim, na época das eleições municipais de Campos”. De acordo com Garotinho, “o jornal que vinha pagando multa diária para não informar aos seus leitores que mentiu, só publicou o direito de resposta, quando a justiça determinou que além das multas, o editor do jornal seria preso, se não cumprisse a decisão judicial”. Diz ainda: “é bom lembrar aos leitores, que O Globo já perdeu diversas ações indenizatórias por mentiras publicadas contra mim e a ex-governadora Rosinha”.
Indução - O presidente do PMDB lembra que “no caso da eleição de Campos chega a ser vergonhoso: o jornal e a TV Globo chegaram a induzir os telespectadores e leitores, que eu estava na sede do partido em Campos, quando foi feita uma apreensão de dinheiro ilegal, mostrando inclusive, imagens minhas como se estivesse saindo do prédio, quando na verdade me encontrava reunido com os presidentes de outros partidos no fórum da cidade”. Em outro trecho, Garotinho é enfático: “lamentavelmente, para esconder que mente aos seus leitores, O Globo publica hoje (ontem) em um espaço escondido no pé da página 9, sem título, o direito de resposta que a Justiça me concedeu, restabelecendo a verdade”. O ex-governador assinala que na época da publicação, “as matérias ofensivas foram veiculadas com manchetes de primeira página, para tentar influenciar o resultado da eleição na cidade”.
fonte: ODIÁRIONF
terça-feira, 29 de maio de 2007
Estudantes de medicina presos por plantar maconha em casa
29/05/2007
Foram presos em flagrante por policiais militares do 28º BPM (Itaperuna) cinco estudantes de medicina da Universidade de Nova Iguaçu (Unig), filial de Itaperuna. Em casa, os estudantes mantinham uma plantação de maconha.
Os jovens moravam em um mesmo apartamento, em prédio antigo e sem número, na Rua General Osório. O serviço reservado do batalhão explicou que todos eram de fora da cidade e foram investigados por dois meses.
A PM só não confirmou se a maconha era para uso próprio ou se era para comércio em Itaperuna. Os estudantes detidos foram encaminhados à 143ª DP (Itaperuna).
fonte: A VOZ DA CIDADE
Justiça manda prender mulher por furto de carro
29/05/2007
Milena Sales estava foragida da Justiça de Apiacá, no Espírito Santo
O Setor de Captura de Foragidos do Judiciário de Campos, em conjunto com policiais do Serviço Reservado (P-2) do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), prendeu Milena de Oliveira Sales, 26 anos, na noite de domingo, no município. Atualmente, morando no Parque Santo Amaro, Milena estava foragida da Justiça de Apiacá, no Sul do Espírito Santo desde o ano passado e foi presa em um bar, no cruzamento da Rua Barão de Miracema com Avenida Pelinca, no Centro de Campos, por volta das 23h. De acordo com um oficial de Justiça, que preferiu não se identificar, foram 190 dias de investigação para localizar Milena – acusada no furto de um veículo na companhia do namorado, Márcio Willima Teixeira, no ano passado. “O mandado de prisão foi assinado no Espírito Santo e chegou para mim no dia 14 de novembro do ano passado, porque ela morava aqui. Fomos à residência dela, à Rua Max de Vasconcelos, no Parque Leopoldina, mas ela não estava mais morando lá. As buscas foram intensas até encontrá-la”, contou o oficial de Justiça. Milena foi levada para a 134ª Delegacia Legal (DL/Centro), onde passou a noite. Ontem, ela foi transferida para uma carceragem feminina, no Rio de Janeiro, onde cumprirá a pena.
fonte: ODIÁRIONF
segunda-feira, 28 de maio de 2007
Colisão na BR mata capitão da PM
Uma pessoa morreu e pelo menos 13 ficaram feridas em um acidente envolvendo um ônibus da empresa 1001 e um Gol, no Km 26 da Rodovia BR-356 (Campos/Itaperuna), próximo ao trevo de Natividade, no Noroeste Fluminense. A colisão ocorreu por volta das 5h10 de ontem. O capitão PM Ângelo Freitas da Luz, 31 anos, lotado no 29º Batalhão de Polícia Militar de Itaperuna (29º BPM), que dirigia o Gol, placa MKI-9145, morreu no local. Os feridos, que eram passageiros do ônibus, foram levados com lesões leves para o Hospital São José do Havaí, em Itaperuna.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus, placa LUV-9388, conduzia um grupo de excursão para Raposo, onde aconteceu neste final de semana a tradicional Festa do Carro de Boi. A informação obtida foi a de que os passageiros seriam do distrito de Goitacazes, na Baixada Campista. Outros dois ônibus também teriam saído de Campos com destino a Raposo.
O Gol teria batido de frente com o ônibus, que tombou na pista. Os feridos são: Maria da Penha dos Santos, José Conceição Viana, Saira Viana, Cenildo Viana, Rosemary Silva, Rubens Rangel, Aurízio Maciel, Maria das Graças Maciel, Valter Viana, Lídia Viana, Edméia Monteiro, Enildo Souza e Marcelo Duarte. O nome do motorista do ônibus não foi divulgado. Na garagem da empresa 1001, em Campos, não havia ninguém para dar entrevista.
fonte: ODIÁRIONF
Itaperuna debate lei da micro e pequena empresa
28/05/2007
Prefeito promete criar condições de adequação à nova Lei
Representantes dos mais variados segmentos do comércio de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, participaram no último final de semana de um seminário que discutiu a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, realizado na Câmara Municipal de Vereadores. O evento, promovido em parceria com o Sebrae, apresentou as particulares da nova Lei, seus benefícios e oportunidades, como a diminuição da burocracia, unificação de impostos, obtenção de crédito, acesso à tecnologia, exportação, e vendas para governo.
A Lei foi sancionada em dezembro de 2006, mas o capítulo tributário - considerado o mais importante - passará a vigorar a partir de 1º de julho. Com abrangência nacional, ela consolida as legislações existentes sobre essas empresas, promovendo melhorias gerais no ambiente dos negócios. A diminuição da burocracia e o aumento das oportunidades prometem mais rentabilidade para empresários, além da geração de emprego e renda.
Segundo o presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, que participou do evento, a nova Lei cria excelentes perspectivas para o setor do comércio. “A redução da carga tributária e da burocracia até então existentes vão facilitar a vida dos empresários. As empresas hoje inscritas no Simples que se encaixarem nas primeiras faixas do Supersimples, poderão ter redução de até 30% no valor dos impostos. Para um setor que gera 60% da mão-de-obra no Estado do Rio de Janeiro, esta é uma iniciativa extremamente eficaz”, ressaltou Diniz.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Itaperuna (Sincomércio), Edmilson Ladeira, a Lei Geral vem de encontro com as necessidades dos empresários. “Este é um momento muito importante. Nós somos reponsáveis pela maior parte da arrecadação e dos impostos deste país e precisávamos de uma Lei adequada à realidade das micro e pequenas empresas”, destacou Ladeira. O prefeito Jair Bittencourt, também presente, disse que o município criará as condições de adaptação à nova Lei. “Reuniremos esforços para que Itaperuna possa oferecer as condições adequadas para a geração de empregos e renda”, afirmou.
fonte: ODIÁRIONF
sexta-feira, 25 de maio de 2007
Campos encerra hoje inscrições para Saúde
O Hospital de Guarus atrai bem mais candidatos do que o Ferreira Machado, com cerca de 13 inscritos até ontem
Quem quiser se inscrever para os concursos da Fundação Geraldo Venâncio e Fundação João Barcelos Martins, da prefeitura de Campos, tem somente até hoje em um dos postos (Colégio Cenecista Bartholomeu Lysandro, à Rua André Luiz, 19, Jardim Carioca, ou na Casa do Torrão, na Rua Conselheiro Otaviano, 219, Centro). Pela internet, através do site www.ipdep.org.br, o candidato poderá se inscrever até às 23h de hoje e pagar a taxa até a próxima segunda-feira, dia 27, em qualquer agência bancária.
Dois concursos - Segundo a assessoria do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado (IPDEP), empresa organizadora dos concursos, até o final da tarde de ontem, mais de 13 mil pessoas já estavam inscritas para o processo seletivo do Hospital Geral de Guarus (HGG) e seis mil para o Hospital Ferreira Machado (HFM). De acordo com a assessoria, a mesma pessoa pode se inscrever para os dois concursos, já que as provas serão realizadas em dias diferentes. “A prova do HGG será realizada no dia 08 de julho e a do Ferreira Machado, dia 22 deste mesmo mês”, adiantou. O cargo mais requisitado é o de Técnico em Enfermagem para os dois concursos. Boa parte das inscrições está feita pela Internet. Na Casa do Torreão, tem quatro terminais ligados à Internet para que as pessoas se inscreverem. Os dois concursos são para preenchimento das 842 vagas.
Taxa deve ser paga apenas em dinheiro
O candidato que queira se inscrever deverá pagar uma taxa, mediante depósito somente em dinheiro e na boca do caixa nas agências dos bancos conveniados: Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. Os valores são: R$ 35, para Nível Fundamental, R$ 45, Nível Médio e R$ 60 para Superior. Depois que pagar um destes valores, o concorrente tem que comparecer ao local de inscrição munido de original e cópia da carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista (com foto). As inscrições pela Internet vão até às 23h59 do dia 25. Os vencimentos variam de R$ 629,23 a R$ 2.168,96, de acordo com o nível de escolaridade.
fonte: ODIÁRIONF
MST na Jornada unificada de 23 de maio
Por reforma agrária e contra o agronegocio; contra política econômica neoliberal; contra reformas liberais da legislação trabalhista e previdência
Leia abaixo os seguintes informes parciais da participação do MST na jornada: Sem Terra fecham três rodovias no Rio de JaneiroMST bloqueia três estradas em SergipeSem Terra trancam 12 rodovias federais em PernambucoTrabalhadores protestam em estradas em São Paulo.
Sem Terra fecham três rodovias no Rio de Janeiro
Trabalhadores rurais do MST fecharam três rodovias federais no interior do Rio de Janeiro. Os trancamentos aconteceram a partir de 9h30 em Barra do Piraí, Cardoso Moreira (região sul) e Campos dos Goytacazes "norte fluminense).
O protestos são parte da Jornada Nacional de lutas por “nenhum direito a menos" para os trabalhadores no estado, na manhã de hoje e contra a política econômica do governo Lula e contra as reformas que retiram direitos conquistados.
No Sul, o bloqueio acontece na BR 393, na altura de Dorândia, em Barra do Piraí. Cerca de 100 trabalhadores rurais fecharam o tráfego da via e distribuíram panfletos para dialogar com os motoristas e passageiros. A ação também quer evitar a privatização da rodovia.
No Norte, duas barreiras impedem o tráfego na BR 101, na altura de Cardoso Moreira, e na BR 356, na altura de Morro do Coco.
A partir das 13 horas, os trabalhadores se reúnem no centro do Rio de Janeiro para um grande ato. A ação coordenada em todo o país envolve movimentos sociais, sindicatos e entidades da sociedade civil que estarão mobilizadas ao longo de todo o dia para protestar contra a política econômica e por Reforma Agrária. .MST bloqueia três estradas em Sergipe
Dentro das atividades da jornada de lutas unificada contra a política econômica, o MST mobilizou 5.000 camponeses para fechar três rodovias nesta manhã em Sergipe.
Cerca de 1500 trabalhadores rurais fecharam a BR-101 (a 85 km da capital). Na região metropolitana de Aracaju, 500 Sem Terra bloquearam uma estrada estadual. Na região do Alto Sertão sergipano, 2500 camponeses trancaram via estadual.
“A jornada é resultado da articulação das entidades da classe trabalhadora para denunciar o modelo econômico do governo, que aprofunda as desigualdades, a concentração de riqueza e a pobreza”, afirma o integrante da direção nacional do MST, Gileno Damasceno Silva.
As mobilizações do conjunto de entidades acontecem em todo o país com o objetivo de denunciar os problemas do povo brasileiro e colocar na pauta nacional a mudança da política econômica, para criar condições para a criação de empregos, valorização do salário mínimo, ampliação da educação e Reforma Agrária.
Em Aracaju, os movimentos sociais, as entidades sindicais, ligados à Conlutas e CUT, e estudantes fazem ato com mais de 1000 pessoas. “A articulação das organizações em Sergipe tem sido bastante interessante para aprofundar a reflexão e integração, apontando para manifestações conjuntas no 2º semestre”, acredita o dirigente.
Sem Terra trancam 12 rodovias federais em Pernambuco
Mais de 2.000 trabalhadores rurais do MST fazem protesto em 12 rodovias federais em Pernambuco, na manhã desta quarta-feira, dia 23. Eles protestam por mudanças na política econômica, contra as reformas neoliberais da legislação trabalhista e previdenciária e em defesa de uma reforma agrária anti-latifundiária. A ação faz parte de uma Jornada Nacional unificada com diversas outras entidades sindicais e estudantis e movimentos populares.
A ação, que tem como objetivo o bloqueio da produção e do fluxo de capital, pretende fazer frente ao avanço das empresas sobre os direitos sociais dos trabalhadores, previstos na Constituição de 1988. Além de denunciar a falta de políticas públicas universais dentro do modelo econômico vigente.
As rodovias bloqueadas até agora em Pernambuco são BR 408 (município de São Lourenço da Mata), BR 316 (município de Petrolândia), BR 110 (município de Ibimirim), BR 232 (município de Gravatá), BR 101 Sul (município de Escada), BR 232 (município de Pesqueira) e BR 104 (município de Caruaru), BR 101, BR 232, BR 428, BR 423
A Jornada de Luta está sendo organizada por movimentos sociais do campo e da cidade em todo o país, que assinaram convocatória conjunta.
No período da tarde, os movimentos do campo e da cidade se unem em um grande ato em Recife. A concentração começa às 16 horas, na Praça Osvaldo Cruz. Depois, as pessoas seguem em marcha até até a Praça do Carmo.
Trabalhadores protestam em estradas em São Paulo
Os trabalhadores rurais do MST participam de protestos organizados por diversas entidades e movimentos sociais em quatro grandes regiões do estado de São Paulo, na manhã de hoje, 23. Houve fechamento de rodovias em Campinas e em Santos. No Vale do Paraíba, trabalhadores da GM, Phillips, Embraer e Petrobras fazem paralisação e em Mauá, na grande SP, houve panfletagem em fábricas pela manhã.
Em Campinas , os trabalhadores do campo e da cidade interromperam as rodovias Campinas-Monte Mor e Campinas-Paulínia pela manhã. Logo depois, fecharam um trecho da rodovia Anhanguera, no km 330. As fábricas da Honda, Replan e Toyota estão paralisadas e integraram os protestos. No centro da cidade, os estudantes fazem um ato.
A tropa de choque acompanha os manifestantes que neste momento, marcham até o centro da cidade. Além do MST, participam da mobilização o Sindicato dos Metalúrgicos, estudantes e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.
No Vale do Paraíba, GM, Phillips e Embraer pararam pela manhã. Todos os setores da Petrobrás permanecem paralisados. Os trabalhadores estão neste momento na via Dutra, altura do km 137, interrompendo um lado da rodovia.
Em Santos, as mobilizações contam com o MST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Sindicato dos Petroleiros e Sindicato dos Bancários. Pela manhã, o entroncamento das rodovias Anchieta e Imigrantes foi fechado, bloqueando o acesso ao pólo industrial e ao porto.
O acesso ao pólo petroquímico, na rodovia Piaçaguera-Guarujá, também foi trancado. Por volta das 9h30, os trabalhadores que estavam na Anchieta saíram da rodovia depois que a Polícia Militar se recusou a negociar a permanência dos manifestantes no local, ameaçando o grupo com bombas de gás.
Em Mauá, na grande SP, houve panfletagem em fábricas pela manhã. Neste momento, os trabalhadores distribuem manifestos em escolas, postos de saúde e estações de trem.
Em São Bernardo do Campo e em Sertãozinho, aconteceu ato público em frente a agência do INSS. Em Ribeirão Preto, a Universidade de São Paulo está parada. Em Franca, houve manifestação de trabalhadores.
As ações fazem parte da Jornada Nacional unificada por mudanças na política econômica, contra as reformas liberais da legislação trabalhista e previdenciária e em defesa de uma reforma agrária anti-latifundiária.
As mobilizações do conjunto de entidades acontecem em todo o país com o objetivo de denunciar os problemas do povo brasileiro e colocar na pauta a mudança da política econômica, emprego, valorização do salário mínimo, educação e Reforma Agrária.
fonte: ASSESSORIA DE EMPRENSA DO MST
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Mais 911 professores para a rede do Estado
24/05/2007
Buscando zerar a deficiência de professores na rede pública estadual e tentar aumentar a qualidade do ensino, a Secretaria de Educação continua chamando os aprovados do concurso de 2004 e terça-feira publicou no Diário Oficial a convocação de mais 911 professores. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, são profissionais de diversas disciplinas, para 24 coordenadorias regionais.
Desde ontem, com prazo até amanhã, os convocados estão se apresentando nas respectivas coordenadorias, para contratação e estão também previstas para este final de semana outras 531 convocações. De acordo com a coordenadora regional Norte-1, Joilza Rangel, os convocados devem apresentar telegrama de convocação, carteira de identidade, CPF, PIS/PASEP, título de eleitor, certificado de reservista.
Documentação - Para a assinatura de contrato são exigidos, ainda, diploma de conclusão e carteira de Conselho Regional de Educação Física (CREF) - para professores da área. Joilza explica que o processo de assinatura da jurisdição Norte-1 deve estar concluído ainda hoje e confirma que o exame médico será marcado pela Superintendência Central de Perícia Médica, com os educadores já em sala de aula.
O quadro de vagas para serem preenchidas com contratos assinados neste final de semana foi liberado na noite se segunda-feira pela Secretaria de Educação. Segundo a publicação no DO, a convocação se dá de acordo com as necessidades, por disciplinas, dividida por coordenadoria. Para o Norte/Noroeste Fluminense, a situação é definida na relação a seguir.
Número de convocados para contratações
Noroeste Fluminense I (Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai) vai receber 10 novos profissionais: Matemática (6), Biologia (2) e Inglês (2).
Noroeste Fluminense II (Itaperuna, Laje de Muriaé, Italva e São José de Ubá) são para as disciplinas de Língua Portuguesa (1), História (1), Geografia (1), Biologia (1) e Inglês.
Noroeste Fluminense III (São Fidélis, Cardoso Moreira, Cambuci) receberá 11 professores. Língua Portuguesa (5), Matemática (2), História (2), Biologia (1) e Geografia (1).
Norte Fluminense I (Campos dos Goytacases, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra) os 44 convocados são para as disciplinas de Língua Portuguesa (17), Matemática (20), Biologia (3) e Ciências Físicas e Biológicas (4).
Norte Fluminense II (Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu) foram 36 chamados para as disciplinas de Língua Portuguesa (20), Biologia (5), História (8) e Sociologia (3).
Norte Fluminense III (São Fidélis, Cardoso Moreira, Cambuci) vai receber cinco novos profissionais para as disciplinas de Língua Portuguesa (1), História (3) e Biologia (1).
fonte: ODIÁRIONF
Palestras orientam sobre risco na cultura da goiaba
Um ciclo de palestras realizado na manhã de ontem na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) lançou alerta sobre o nematóide Meloidogyne Mayaguensis – um verme microscópio que atinge a goiabeira, prejudicando a colheita do fruto. O evento, intitulado “Nematóide da goiaba – situação de alerta no Estado do Rio de Janeiro”, contou com a participação de pesquisadores da Uenf, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Defesa Sanitária Vegetal, acadêmicos de agronomia, produtores rurais, técnicos agrícolas e professores universitários.
Alerta - A palestra teve como finalidade divulgar as pesquisas recentemente desenvolvidas para o controle e convívio com a praga que atinge a raiz da goiabeira e se alastra atingindo toda uma plantação. Na região, o quadro é de apreensão, porque as variedades de goiabeira tradicionalmente plantadas (Paluma e Ogawa), são altamente suscetíveis ao nematóide. Segundo o professor Ricardo Moreira de Souza, chefe do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia (LEF) da Uenf e conselheiro da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), o nematóide da goiaba também vem atacando propriedades nos municípios de São João da Barra, Itaperuna e Cachoeiras de Macacu. “Quando um goiabal é dizimado, não adianta replantar as goiabeiras, porque elas morrem em poucos meses devido ao ataque do verme. É possível conviver com o parasita em áreas infestadas, desde que as plantas recebam de forma constante ao longo do ano uma adubação orgânica de cobertura e foliar. Mesmo assim, a perda de produtividade é de 30%”, explica o pesquisador.
Orientação - A orientação dos palestrantes é para que os goiabicultores da região fiquem atentos às plantações, inspecionando as goiabeiras em busca de plantas enfraquecidas, com folhas de bordas amarelados ou avermelhados e com raízes apresentando caroços produzidos pelo nematóide. Além da goiabeira, a praga atinge também plantações de soja, café, mamão, acerola e diversas hortaliças.
fonte: ODIÁRIONF
MST fecha rodovias com fogo
Integrantes do MST colocaram fogo no meio das rodovias BR-101 e BR-356, em Campos, ontem, e paravam os motoristas, só permitindo a passagem de alguns; trabalhadores explicaram o que acontecia a patrulheiros federais
Mais uma vez, integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) interditaram com fogo, em protesto à atual política econômica do país, as duas rodovias federais da região: a BR-101 (Campos/Vitória), na altura do distrito de Morro do Coco, e a BR-356 (Campos/Itaperuna), no distrito de Outeiro. O mesmo ato aconteceu em todo o país para marcar o início da jornada de lutas do MST. Em Campos, a paralisação das estradas durou mais de duas horas, tempo em que os trabalhadores rurais negociavam com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e explicavam as indignações do grupo para os usuários da estrada, através da panfletagem.
Homens ou mulheres, adultos ou crianças participaram do protesto. A idade e o forte calor pouco importavam para os integrantes do MST que, com ferramentas de trabalho e músicas ensaiadas mostravam a indignação coletiva. De acordo com o coordenador regional do MST na região, Carlos Augusto da Silva, o Gordinho, é inadmissível o governo federal financiar o agro negócio em milhões de reais a mais do que o investimento para a Reforma Agrária. “Estamos aqui para pedir a agilização na Reforma Agrária, conforme nos foi prometido. A cada protesto alcançamos o sucesso e não vamos desistir agora. Outro objetivo também é aumentar nosso grupo, com trabalhadores que cansaram de ser explorados e até escravizados para lutar conosco”, falou Gordinho. Os motoristas que queriam atravessar a pista, mas ficaram impedidos pela linha de fogo, não ficaram satisfeitos com o protesto do MST. Apenas ambulâncias e caminhões que transportavam cargas imperecíveis ou de uso emergencial tiveram o acesso liberado em meia pista.
Mais de três quilômetros em ambos os sentidos da BR-101 ficaram congestionados. Já na BR-356, o número de veículos engarrafados foi menor. Apenas quando uma equipe do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM/Campos) ameaçou apagar o fogo, houve reação por parte do MST, mas logo foi controlado e o fogo apagado. Gordinho adiantou que no próximo dia 29 uma marcha do MST estará concentrada na BR-101, altura do Parque Novo Mundo, em Guarus, de onde sairão em protesto até um seminário contra o trabalho escravo, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/Campos). “Queremos sensibilizar a Justiça Federal sobre a importância da Reforma Agrária”, finalizou o coordenador do MST.
fonte: ODIÁRIONF
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Municípios do Noroeste discutem soluções para o lixo
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente realizou no dia 16 de maio, em Itaperuna, uma reunião com prefeitos e secretários de sete municípios do Noroeste fluminense. Em pauta, foram apresentadas propostas para a destinação final dos resíduos de lixo, um dos principais problemas enfrentados pelas administrações municipais. O encontro contou com a presença do Superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Walter Plácido, além dos prefeitos José Hylen, de São José de Ubá, Luiz Carlos Machado, de Natividade, Carlos Roberto, de Miracema, Manoel Faria, de Itaocara e William Cardoso, de Cambuci. O prefeito Jair Bittencourt foi representado pelo sub-procurador do município, Severino Santana.
A proposta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente é a criação de um consórcio intermunicipal para a implantação e administração de um aterro sanitário regional, acabando assim com os lixões existentes nas cidades consorciadas. O projeto poderá ser desenvolvido de duas maneiras. Na primeira, o Estado entraria com os recursos para a implantação do aterro, que ficaria sob gestão dos municípios. Na segunda, os processos de implantação e a gestão do aterro seriam privatizados, e o Estado arcaria apenas com os estudos de viabilidade e licenciamento ambiental.
Segundo o Superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Walter Plácido, até o final de julho os municípios da região deverão apresentar suas propostas para o trabalho em consórcio. “A idéia é acabar com os lixões. Nós sabemos que não é uma questão de fácil solução, já que cada município tem as suas características e particularidades. Já temos o apoio dos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, e agora vamos intensificar nossos esforços para que o projeto, de fato, aconteça”, afirmou Plácido.
Para o sub-procurador do município de Itaperuna, Severino Santana, a proposta da Secretaria de Meio Ambiente do Estado vem de encontro com as necessidades dos municípios. “Este é um assunto de suma importância para todas as cidades do Brasil. É um problema recorrente a todos, principalmente pela falta de recursos para lidar com a situação. O prefeito Jair possui uma visão ampla e esclarecida, e certamente vai querer que Itaperuna participe deste projeto”, destacou Santana.
fonte: DECOM (Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna) 22 3822-0891
Universidade promove torneio para Especiais
Com o objetivo de promover a interação entre as pessoas com necessidades especiais, os alunos do 8º período do curso de Educação Física da Universo/Campos realizam hoje o 1º Torneio de Futsal Especial, a partir das 9h, no ginásio do Americano. O evento contará com a participação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e das Associações de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe) de Campos, Itaperuna, Pádua, Búzios, São João da Barra, Bom Jesus e São Francisco do Itabapoana.
A abertura do torneio terá um jogo-exibição entre as equipes de deficientes auditivos das Apoes de São João da Barra e Itaperuna. O público também poderá conferir apresentações de dança e capoeira. Os times se enfrentarão no sistema de eliminatória simples e os três primeiros colocados receberão medalhas. No entanto, todos os atletas ganharão medalhas de participação. “Temos um colega que é professor da Apoe e trabalha há anos com crianças especiais. Então tivemos a idéia de criar o torneio, já que o esporte trabalha a socialização, melhora a qualidade de vida, estimula a participação e a integração dos atletas, aprimora a sua condição física, visando melhorar a ação motora, entre outros benefícios”, ressaltou Fabiane Azevedo, uma das organizadoras da competição. Os atletas serão recepcionados com café da manhã e almoço.
fonte: ODIÁRIONF
Revolta dos clandestinos

O clima foi de revolta ontem e motoristas de lotadas obrigavam vans a parar e fazerem parte do movimento pela legalização do transporte alternativo
GIRLANE RODRIGUES e TELMO FILHO
A operação conjunta realizada ontem, no Centro de Campos, entre os fiscais da Empresa Municipal de Transporte (Emut), os policiais militares e guardas civis municipais causou revolta nos motoristas do transporte alternativo. Eles queriam mais atenção e resolveram interditar as pontes Saturnino de Brito (Lapa) e a pista A da Ponte Rosinha Garotinho, o que ficou concentrado em Guarus, no horário do almoço, mas os efeitos puderam ser notados por toda cidade.
Na Ponte da Lapa pneus foram queimados e na Ponte Rosinha, duas vans impediram a passagem de carros, ônibus e caminhões pelas pontes. Usuários do transporte alternativo, entre eles crianças, idosos e grávidas, foram obrigados a descer do veículo para que os respectivos motoristas fosse obrigados a aderir à manifestação. O fogo foi controlado em poucos minutos por uma equipe do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM/Corpo de Bombeiros) e com a chegada da PM, o trânsito foi liberado rapidamente depois do resfriamento do asfalto. Os motoristas realizavam a manifestação por diversos motivos.
A primeira motivação, segundo o motorista de lotação Marcos Américo de Freitas, o Figueirinha, 30 anos, foi em represália à operação contra o transporte irregular; outro motivo teria sido o não cumprimento do poder público da decisão tomada na reunião no dia quatro deste mês, quando ficou acertado que os motoristas de lotada poderiam circular livremente. Por fim, o objetivo foi chamar a atenção do poder público a fim de forçar a legalização do transporte alternativo. “O que queremos é trabalhar. Já que o poder público prefere nos repreender, nós exigimos a legalização do transporte alternativo”, disse Figueirinha.
O motorista Júlio César Cardoso França, 39 anos, sendo sete dedicados ao transporte alternativo, foi mais longe ao afirmar que 70% dos ônibus que circulam em Campos estão com documentações atrasadas. “Por que a polícia, Emut e Guarda não apreendem estes ônibus?”, questionou. A dona de casa Valéria Costa Ribeiro, 33 anos, que é adepta das lotadas, pede ao governo municipal a regularização do transporte ilegal. “Tenho um sobrinho com problemas nos ossos e são as lotadas que nos levam para o médico, o que não podemos contar com os ônibus”, ressaltou.
Reunião para ouvir todas as reivindicações dos motoristas
Presidente da Emut, Ronaldo Linhares, reuniu-se com motoristas de lotadas pouco antes do protesto de ontem
Acontece hoje, às 9h, na sede da Emut, em frente ao Jardim São Benedito, uma nova reunião, onde representantes da Emut, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar ouvirão as reivindicações dos motoristas. Antes das manifestações, o presidente da Emut, Ronaldo Linhares, reuniu-se com os motoristas e informou que já existe, desde o ano passado, um projeto de lei para a legalização do transporte alternativo. Segundo ele, o decreto já teria sido assinado pelo prefeito e está na Câmara de Vereadores. Para Linhares, a regulamentação dos transportes alternativos seria uma das soluções em médio prazo para minimizar os problemas que a cidade enfrenta. “Estudamos um projeto para que essa regulamentação obedeça a uma seleção que beneficiaria primeiro os veículos maiores porque têm espaços suficientes para transportar gratuitamente idosos e estudantes. Mas isso ainda não está definido”, explicou. Linhares. Ele admitiu ser uma afronta motoristas de lotadas pegarem passageiros em terminais rodoviários. “Isso é uma avacalhação”, frisou.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), o major Francisco Oliveira Balbi, esta ação integrada deve ter continuidade, já que todos estão aplicando a lei. “Estamos atuando para inibir o transporte ilegal através do Código de Trânsito Brasileiro (CBT) e só de janeiro deste ano até hoje (ontem) foram feitas mais de 500 notificações relacionadas ao transporte clandestino”, relatou. Balbi informou que 15 homens da guarda trabalharam ontem na operação, onde 15 vans foram retidas e aos motoristas foi aplicada uma multa de 80Ufirs e perderam quatro pontos na Carteira de Habilitação, já que esta é uma infração média. Os veículos foram liberados em seguida, pois em Campos ainda não há depósito público para guardá-los. Mesmo não sendo competência da PM fiscalizar o transporte ilegal, os policiais também deram apoio no sentido de verificar a documentação do motorista e do veículo. Segundo o comandante do 8º BPM, coronel Gelesi Ribeiro Vieira, a polícia garantiu também a integridade física dos guardas e dos fiscais da Emut.
fonte: ODIÁRIONF
Ceramistas reprovam a privatização da BR-101
O setor já enfrenta problemas para escoar a produção e com cobrança de pedágios acredita que a situação piore A notícia da privatização da rodovia BR-101, fez surgir o anúncio do Sindicato dos Ceramistas de Campos de que, se a medida for mesmo executada pelo Governo Federal, o setor corre o risco de parar as atividades. Os cinco pedágios que podem vir a ser instalados na estrada federal entre Campos e Niterói representam prejuízos com pequenas possibilidades de serem cobertos pelo pólo cerâmico da Baixada Campista. De acordo com Amaro da Conceição, presidente do sindicato da categoria, a maior vazão de tijolos e telhas fabricados em Campos atende a Região dos Lagos e ao Grande Rio, para onde são escoados quase 70% da produção local e, na opinião do mesmo, praças de pedágio aumentariam os custos resultando em um preço final alto para o consumidor. Pagar para trabalhar - O município possui hoje 110 indústrias e gera cerca de seis mil empregos, com uma produção média diária de 4,5 milhões de peças cerâmicas que atendem, principalmente, ao Grande Rio. “O preço praticado por milheiro não apresenta vantagem para ainda cobrimos gastos com cinco praças de pedágio. O jeito vai ser juntar a categoria e decidir pelo encerramento das atividades, porque se não teremos que pagar para trabalhar”, explica Amaro. Para os ceramistas, que cobram hoje entre R$ 170 a R$ 180 o milheiro do tijolo, abastecer o Grande Rio e Região dos Lagos vai representar gastos que não compensariam a manutenção do setor, com pedágios, diesel e frete da carga, calculado em mais R$ 100 somados ao valor final. “Estamos nos recuperando dos problemas com a falta de pontes para escoamento da produção, enchente que deixou a argila encharcada e os pátios cheios de tijolos que estão sendo comercializados bem abaixo do valor real”, diz, acentuando que “ainda tem os atravessadores que procuram as cerâmicas nos fins de semana, quando os empresários estão no sufoco para pagar funcionários”. - Os atravessadores se aproveitam da situação baixando ainda mais o valor do produto, que acaba sendo vendido a preço de banana - desabafa o presidente do Sindicato dos Ceramistas. Categoria vai pedir apoio do prefeito Amaro da Conceição revela que pretende unir a categoria e buscar ajuda junto ao poder público municipal. Os prejuízos com a instalação de pedágios entre Campos e Niterói já havia sido discutida em encontro com autoridades, mas não está descartado o pedido de socorro aos governos municipal, estadual e federal. “Absurdo é pagar impostos para ter estradas decentes ao tráfego de veículos e ainda gastar com pedágios, quando o governo federal recebe para isso. Vamos recorrer ao prefeito pela categoria para que não aconteçam demissões em massa e perdas para a economia local e estadual”, conclui Amara da Conceição.
fonte: ODIÁRIONF
terça-feira, 22 de maio de 2007
BR-101 na reta da privatização

Num dos trechos da BR-101 próximo de Caxeta, no município de Campos, deverá ser instalada uma praça de pedágio, das cinco previstas para a região.
A polêmica em torno do loteamento de rodovias federais com a iniciativa privada acaba de ganhar um ingrediente decisivo que pode esquentar ainda mais as discussões, através da publicação, ontem, no Diário Oficial da União, da resolução do Conselho Nacional de Desestatização, que aprova as condições para o processo de concessão de sete trechos de rodovias federais, com extensão total de 2,6 mil quilômetros. No caso particular do Estado do Rio de Janeiro, a BR-101, da ponte Rio-Niterói à divisa com o Espírito Santo, está entre os trechos a serem concedidos. As licitações serão julgadas pelo menor valor de tarifa básica de pedágio, dentre as propostas apresentadas pelas empresas. A resolução define os valores máximos de pedágios, por trecho, que poderão ser cobrados pela empresa vencedora.
Cinco pedágios - Moradores dos municípios do Norte Fluminense, região mais pobre do estado, vai ser bastante prejudicada com o pagamento de pedágios. A prevalecer as quatro novas praças de pedágios previstas para o trecho Ponte Rio Niterói-Divisa com Espírito Santo, o município de Campos será o mais afetado. É que devido à extensão territorial do município, três praças de pedágio vão ser instaladas no território campista. O primeiro pedágio está previsto para ficar situado entre a divisa e Guandu; o segundo, entre Caxeta e Serrinha. Na seqüência, os outros ficariam entre Casimiro de Abreu e Silva Jardim e o quarto em Rio Bonito. Desta forma, um motorista que trafegar, por exemplo, dos distritos do Norte de Campos, como Santo Eduardo, Santa Maria e Morro do Coco, para o Rio de Janeiro, vão pagar mais quatro pedágios, além do que já paga hoje na ponte Rio-Niterói.
Dos setores produtivos, ceramistas deverão ser os mais prejudicados
O setor ceramista será o mais prejudicado, porque 90% da produção do setor somos escoadas pela BR 101 Sul (Rio) e BR 101 Norte (Espírito Santo) e em ambas as direções, os caminhões de telhas e tijolos vão pagar pedágios. Nos valores atuais, a BR-116, no trecho entre Curitiba e Santa Catarina/Rio Grande do Sul, é a que teria a maior tarifa: R$ 4,08. A menor também seria na BR-116, mas no trecho entre São Paulo e Curitiba: R$ 2,608. Ministério dos Transportes aposta, em matéria da Agência Brasil, que as normas definidas para esse processo de concessão vão garantir uma redução de até 22% no preço das tarifas desses trechos na comparação com os valores cobrados atualmente. O cronograma divulgado pelo Ministério dos Transportes define que as regras serão discutidas em audiências públicas entre os dias 25 de maio e 25 de junho. A matéria diz ainda que, no primeiro mandato do presidente Lula, o ministério tentou a licitação dos trechos, “mas o processo foi cancelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por causa de divergências sobre o modelo e os benefícios aos usuários”. E ressalta que um grupo de trabalho retomou a discussão, levando em consideração as recomendações do TCU, como a reavaliação dos custos operacionais.
fonte: ODIÁRIONF
segunda-feira, 21 de maio de 2007
Parmalat vai ampliar fábrica de Itaperuna

A fábrica de laticíneos da Parmalat do Brasil continuará a operar em Itaperuna e, o que é mais positivo, será ampliada. O anúncio foi feito ontem pelo vice-presidente de Operações da empresa, Otinel Rodrigues, pelo secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, e pelo prefeito Jair Bittencourt. A reunião pôs fim às especulações sobre o futuro da empresa e apontou perspectivas de investimentos de R$ 70 milhões na construção de um novo parque industrial no município. O protocolo de intenções entre os governos estadual, municipal e a Parmalat prevê a recuperação da bacia leiteira regional com ações diretas de médio e curto prazo, conforme já havia sido anunciado um dia antes numa reunião com produtores e autoridades de Campos dos Goytacazes. A previsão é que até o final de julho a unidade de Itaperuna passe a produzir o sistema UHT, o leite longa vida. Outra novidade é a construção de uma rede de fomento voltada para o pequeno produtor. O objetivo da Parmalat é investir na atualização tecnológica para toda a cadeia produtiva do leite, equiparando o custo de produção com os principais mercados mundiais. O pacote prevê a criação de uma fazenda integradora que irá fomentar o desenvolvimento de rebanhos selecionados, além de fornecer tecnologia, assistência técnica e insumos, no Norte e Noroeste Fluminense. Segundo o vice-presidente de Operações da Parmalat do Brasil, Otinel Rodrigues, a aplicação desta tecnologia no campo será o diferencial de competitividade. “Os recursos de investimentos vão entrar em Itaperuna porque é o interesse de resultados que fazem as coisas acontecerem. Sabemos do potencial da bacia leiteira da região e estamos planejando uma nova fábrica em Itaperuna. O Rio de Janeiro consome anualmente 2 bilhões de litros de leite e produz apenas 500 milhões.
fonte: ODIÁRIONF
Mil vezes Romário
O palco não era o esperado. O adversário também não era o desejado, e acbou sendo o coadjuvante perfeito para uma data histórica. Mas nada disso diminuiu a emoção do atacante Romário ao alcançar a marca que tanto buscava. Aos 41 anos, o jogador marcou o “milésimo” gol de sua carreira e ajudou o Vasco a vencer o Sport-PE por 3 a 1, em São Januário. O jogador sonhava em alcançar a marca em um clássico no Maracanã. Teve duas chances contra o Botafogo, mas não conseguiu. Lá, teve ainda mais uma oportunidade contra o Gama-DF, também sem sucesso. O curioso é que essa foi a primeira tentativa no estádio do Vasco. Do que Romário havia idealizado, apenas a cobrança de pênalti. “Sempre falei que minha vontade maior era fazer no Maracanã. Tive três oportunidades lá e a bola não entrou. Acredito que era para marcar aqui, que é o lugar que eu mais fiz gol na minha vida. Foi em São Januário, que todos têm de respeitar por sua tradição”, afirmou o atacante.
O gol quase saiu no primeiro tempo, mas Romário não finalizou bem e o zagueiro Durval salvou quase na linha. “Bati mal, infelizmente”, lamentou o atacante, enquanto o zagueiro comemorava: “Senti uma responsabilidade enorme”. De vilão do “milésimo” na primeira etapa, Durval passou a protagonista da meta no segundo tempo ao tocar com a mão na bola dentro da área, cometendo pênalti logo no primeiro minuto da etapa final. Romário bateu e alcançou o feito histórico. Depois, muita festa e 20 minutos de jogo parado. Aos 37min, o jogador foi substituído e recebeu, mais uma vez, os aplausos da torcida.
Com o resultado, o Vasco mantém os 100% de aproveitamento, seguindo entre os líderes do Campeonato Brasileiro, com seis pontos. Já o Sport, depois de vencer na estréia, perdeu sua primeira partida. Na próxima rodada, o time cruzmalitno volta a enfrentar uma equipe de Recife. Na capital pernambucana, a equipe enfrenta o Náutico, no domingo, às 16h. No mesmo dia e horário, o Sport, ainda longe de sua torcida, encara o Grêmio no estádio Olímpico.
Romário dedica o gol aos filhos e aos amigos
Romário, enfim, chegou ao seu “milésimo” gol na carreira. O gol contra o Sport colocou fim à agonia que já durava mais de um mês. “Eu dedico às pessoas que me ajudaram, que sempre estiveram do meu lado, como meus pais, meus filhos, todos vocês. Estou muito emocionado, é um momento ímpar. Só um tinha tido essa oportunidade e agradeço a Papai do Céu por isso”, disse Romário, aos prantos, logo após marcar. Aos 2min do segundo tempo, o meia Abedi cruzou na área e o zagueiro Durval cortou o lance com a mão. O árbitro Giuliano Bozzano marcou pênalti. O centroavante, que já havia declarado que pretendia marcar de pênalti o “milésimo”, pegou a bola e ajeitou na marca. A torcida, de pé, gritava o nome do ídolo. Mascando chiclete e aparentando tranqüilidade, Romário correu para a bola e deslocou o goleiro Magrão, cobrando em seu canto direito, enquanto o camisa 1 do Sport caiu para o lado esquerdo. “Alguns falaram para eu parar, outros para eu continuar. Minha vida sempre foi assim, uns acreditando e outros não”, declarou Romário.
Vasco: Silvio Luiz, Thiago, Jorge Luiz, Julio Santos e Guilherme; Amaral, Roberto Lopes, Abedi (Wagner Diniz) e Morais; André Dias (Junior) e Romário (Alan Kardec)
Sport: Magrão, Osmar, Du Lopes, Durval e Bruno (Lucas); Ticão, Everton, Fumagalli e Vítor Júnior (Luciano Henrique); Carlinhos Bala e Weldon (Washington)
Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro Árbitro: Giulliano Bozzano (DF) Auxiliares: Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Eremilson Xavier Macedo (DF) Cartões Amarelos: André Dias (V), Vitor Junior (S), Thiago Maciel (V), Ticão (S), Julio Santos (V), Alan Kardec (V) Gols: André Dias, aos 3min e aos 38min do primeiro tempo; Romário, aos 2min, Luciano Henrique, aos 37min do segundo tempo
Botafogo vence clássico alvinegro no Maracanã
O artilheiro Dodô marcou o primeiro gol do Botafogo no rebote que o goleiro Harlei deu depois de um pênalti perdido
O jogo contra o Figueirense pela Copa do Brasil é o que interessa, mas ontem o Botafogo deixou de lado a outra competição nacional e venceu o Atlético-MG por 2 a 1 na tarde de ontem, em jogo disputado no Maracanã, que marcou também a estréia do novo uniforme do time alvinegro carioca. Com a vitória, o time de General Severiano se manteve com 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, já que havia vencido o Internacional-RS na primeira rodada, em Porto Alegre. Com seis pontos ganhos, o Botafogo ocupa a co-liderança da competição ao lado de Atlético-PR, Corinthians, Palmeiras e Paraná. Agora a equipe carioca volta suas atenções para o duelo ante os catarinenses por uma vaga na final da competição.
O Atlético-MG, por sua vez, permanece com os mesmos três pontos somados na primeira rodada - venceu o Náutico em casa - na zona intermediária da tabela de classificação. A equipe mineira, dirigida pelo técnico interino Tico, apresenta oficialmente nesta segunda-feira o seu novo treinador: trata-se de Zetti, que trocou o Paraná Clube por Belo Horizonte. Com o revés, o Atlético não conseguiu se vingar da polêmica eliminação sofrida para os cariocas nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Na oportunidade, os visitantes reclamaram de um pênalti não marcado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon no último minuto do jogo, quando a partida estava sendo vencida pelo time alvinegro carioca por 2 a 1.
Vingança - O Galo mineiro entrou em campo buscando vingança, por ter sido desclassificado pelo mesmo Botafogo, nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião o árbitro Carlos Eugênio Simon deixou de marcar um pênalti a favor do time mineiro. Em campo, os alvinegros realizaram um primeiro tempo sem muitas emoções no Maracanã. Com o gramado escorregadio em razão das fortes chuvas que caíram no Rio, as equipes erraram muitos passes e criaram poucas oportunidades de gol. Apesar do começo de jogo ruim, o alvinegro carioca abriu o placar aos 17min da primeira etapa. Depois de Zé Roberto sofrer pênalti do zagueiro Marcos, Dodô cobrou mal e o goleiro Diego defendeu. Contudo, o atacante pegou o rebote e abriu o marcador.
Na etapa complementar, os mineiros voltaram com uma postura mais ofensiva na tentativa de reverter a vantagem do adversário. No entanto, foi o Botafogo quem marcou logo a 1min de jogo. Lúcio Flávio, livre, acertou um belo chute no canto direito do goleiro Diego e aumentou a vantagem para os donos da casa.
Depois do gol sofrido, os mandantes recuaram e deram espaços à equipe mineira, que passou a dominar as ações no meio-campo e chegou ao seu gol aos 26min, com o zagueiro Marcos aproveitando rebote de ótima defesa do goleiro Julio César. Na próxima quarta-feira o time carioca decide o seu futuro na Copa do Brasil ante o Figueirense. Depois de ser derrotado no jogo de ida por 2 a 0 a equipe do técnico Cuca precisa vencer por três gols de diferença para avançar à final. O confronto será as 21h45, no Maracanã. Pelo Brasileiro, o time de General Severiano volta a jogar somente no próximo domingo, quando disputa o primeiro clássico carioca do Brasileiro contra o Flamengo. A partida acontece no Maracanã, às 18h10, pela terceira rodada da competição. O Atlético-MG, por sua vez, tentará a reabilitação diante do Corinthians, sábado, às 18h10, em São Paulo.
Flamengo joga bem e vence o Goiás
Depois de uma estréia ruim no Brasileirão, o Flamengo conseguiu a reabilitação ontem, vencendo o Goiás por 3 a 1, no Serra Dourada. A vitória rubro-negra aconteceu no esquema implementado pelo técnico Ney Franco, o 3-6-1, que dá mais liberdade aos defensores. Os gols foram marcados por Irineu, Juan e Leonardo Moura. Com essa vitória, o Flamengo conquistou seus primeiros três pontos no Brasileiro, já que perdeu na primeira rodada por 4 a 2 para o Palmeiras.
O time carioca começou melhor. O meia Renato é quem organizou as jogadas no meio-campo do Flamengo, principalmente quando tabelava com Juan. E foi Renato quem, aos 17min, fez o cruzamento para Irineu marcar o primeiro gol rubro-negro. O Goiás terminou a primeira etapa no ataque, perdendo boas chances de marcar, com Romerito e Welliton. O goleiro Bruno foi o herói da vitória parcial do Flamengo no primeiro tempo.
Para a segunda metade do jogo, o técnico Paulo Bonamigo tirou o Goiás do 3-5-2 e montou um 4-4-2. A alteração não surtiu efeito. Melhor em campo o Flamengo ampliou aos 6min, com Juan. O Goiás não conseguiu se encontrar. Petkovic não criou no meio-campo e os meias não se entendiam com os atacantes. Enquando isso, o Flamengo, consciente, buscou o espaço para marcar mais um gol, desta vez com Leonardo Moura. Depois, o time alviverde ainda conseguiu descontar, com o centroavante Fabrício Carvalho.
fonte: ODIÁRIONF
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Pudim busca recursos para municípios do RJ
Pudim já apresentou um Projeto de Lei que cria o Fundo Nacional de Emergência e conseguiu o apoio de Geddel
Liberação de recursos, referentes aos anos de 2006 e 2007, para fins de atendimento aos municípios que passaram por situações emergenciais, como ocorreu com as vítimas das enchentes no Estado do Rio de Janeiro este ano continua sendo bandeira do deputado federal Geraldo Pudim (PMDB-RJ). O parlamentar tem todo o levantamento da situação recente registrada no interior fluminense.
Pudim esteve quarta-feira com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, quando expôs todo o quadro vivido, principalmente, por municípios do Norte/Noroeste Fluminense. Ele defende que “melhor é prevenir, do que ter que enfrentar os problemas” e sugeriu ao ministro também recursos referentes a obras preventivas de emergências.
Prevenção - “Volto a afirmar que há necessidade de tomarem-se as providências antes que as tragédias ocorram, porque quem mais sofre, quando há inundações como as que ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro em municípios fluminenses, é a população”, ressalta o deputado que propõe a criação de um fundo para tratar dos casos de acidentes climáticos. O Fundo Nacional de Emergência, na opinião de Pudim, pode ser uma alternativa para atendimento aos municípios aonde houver desastres climáticos. O deputado tratou do assunto com o ministro Geddel Vieira na mesma audiência de quarta. Informou inclusive do Projeto de Lei que acaba de apresentar, neste sentido, e, segundo afirma, a receptividade foi muito boa.
Ministro promete apoio ao Fundo de Emergência
Geraldo Pudim acredita na possibilidade de ter a proposta do Fundo de Emergência acatada, principalmente pelo grau de importância nela contido e a fundamentação, com base em situação que vêm sendo constatadas há vários anos em todo o país. “O ministro Geddel expressou seu apoio e prometeu que intercederá pela sua aprovação do projeto, tão logo tenha parecer favorável das comissões”. De acordo com Geraldo Pudim, ele e Geddel também conversaram sobre as melhorias necessárias na BR 356, da ponte inacabada de São João da Barra e a necessária federalização da RJ 194, sobre a recuperação da Ponte General Dutra e a duplicação da BR 101. “Questões essas que já haviam sido tema de audiência com o Ministro dos Transportes, Alfredo Pereira. O ministro Geddel comprometeu-se a também interceder, naquele Ministério, em favor dessas questões”.
fonte: ODIÁRIONF
Pregão no Rio de Janeiro registra preço máximo de R$ 50.000.
Redação DBO
Na tarde de 11 de maio, o 2º Leilão DPG Marchador movimentou R$ 480.560. A cifra foi apurada em 35 eqüinos, à média de R$ 13.730. Passaram pela pista somente éguas solteiras.
A promoção aconteceu na sede do Haras DPG, em Natividade, RJ, promoção do criador Dênis Braz Gonçalves Dias.
No destaque, a égua Floresta MPB figurou como o lote mais disputado, registrando R$ 50.000. Ela foi adquirida por Lael Varela Filho, do Haras La Glória, em Muriaé, MG. O lote foi ofertado pelo convidado Paulo Roberto Martins, de Itaperona, RJ.
Os negócios estiveram a cargo da empresa Leste Leilões, sob o comando do leiloeiro William Horta. Os pagamentos foram facilitados enm 20 parcelas (2+2+16).
fonte: DBO (REVISTA DE NEGÓGIOS DA PECUÁRIA)
Ministro dos Transportes recebe prefeitos capixabas
O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, recebeu nesta quarta-feira (16) a visita de prefeitos do sul do Estado que foram reivindicar a retomada das obras da BR 393, que liga Cachoeiro de Itapemirim à BR 116 (RIO-Bahia).
A audiência contou com a participação do Deputado Federal Neucimar Fraga (PR), dos prefeitos de Muqui, José Paulo Viçosi, de São José do Calçado, Alcemar Pimentel e da prefeita de Mimoso do Sul, Flavia Cysne, além do senador Magno Malta (PR-ES) e do deputado Federal Camilo Cola (PMDB-ES), membro da comissão de Transportes da Câmara dos Deputados.
Os prefeitos pediram ao Ministro que a obra seja retomada o mais rápido possível para que a região não seja mais prejudicada. Alfredo Nascimento autorizou a Superintendência do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) no Estado a contratar o projeto executivo. Há mais de seis anos essa obra está paralisada porque o Tribunal de Contas da União apontou supostas irregularidades no processo.
A estrada que corta o Sul do Espírito Santo passando pelos municípios de Cachoeiro, Muqui, Mimoso do Sul , São José do Calçado e Bom Jesus do Norte , tem uma extensão de aproximadamente 400 quilômetros entre Barra Mansa , no Estado do Rio de Janeiro e Cachoeiro de Itapemirim, incluindo o trecho projetado entre Bom Jesus do Norte e Mimoso do Sul. A atual BR-393 foi efetivada pelo Plano Nacional de Viação em 1973.
A estrada tem um pequeno trecho em Minas Gerais entre as cidades de Além Paraíba até Pirapetinga e o trecho fluminense da rodovia é dividido em duas partes . O primeiro entre Barra Mansa e Sapucaia e, o segundo, da cidade de Itaperuna até o município de Bom Jesus do Itabapoana , na divisa com o Espírito Santo . No trecho capixaba ela se torna uma rodovia estadual transitória, sob a numeração ES-482.
fonte: A GAZETA ONLINE
Cecierj oferece 5,2 mil vagas em cursos para professores
Estão abertas as inscrições para os Cursos de Extensão para professores oferecidos pela Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. A idéia é atualizar o conteúdo desenvolvido nas salas de aula pelos professores de escolas públicas e particulares do estado.
As oportunidades são para cursos de atualização semi-presenciais nos municípios de Angra dos Reis, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande (Zona Oeste), Cantagalo, Duque Caxias, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio das Flores, Mangueira (Zona Norte), Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Até 27 de maio os interessados poderão se candidatar a uma das 5,2 mil vagas distribuídas entre os cursos de Biologia (1000), Física (600), Geografia (1000), Informática Educativa (1000), Matemática (1000) e Química (600).
Podem se inscrever professores das áreas específicas e afins, assim como graduados e licenciandos de último ano. Caso o número de candidatos exceda o número de vagas disponíveis na disciplina se dará prioridade aos professores de escolas públicas em exercício no estado do Rio de Janeiro, considerando as áreas de formação e atuação, aos professores das escolas particulares, aos graduados na área específica e aos licenciandos de último ano.
Para se candidatar, os candidatos devem preencher uma ficha de inscrição disponível no site www.cederj.edu.br/extensao e enviar os documentos solicitados no Edital.
Informações pelos telefones 0800-2823939 ou (21) 2299-9490.
fonte: ABN (AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS)
quinta-feira, 17 de maio de 2007
Número de inscrições para concursos públicos é grande
Interessados podem se inscrever para os concursos públicos pela Internet ou nos dois postos autorizados
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado (Ipdep), empresa organizadora de concursos, até ontem, cerca de oito mil pessoas haviam se inscrito para o processo seletivo da Fundação Geraldo da Silva Venâncio, para o Hospital Geral de Guarus (HGG), e duas mil para a Fundação Dr. João Barcellos Martins, mantenedora de sete instituições municipais de saúde, entre elas o Hospital Ferreira Machado e PU´s de Guarus e da Saldanha Marinho. Quem ainda não se inscreveu e pretende concorrer a uma das 842 vagas oferecidas em diversos cargos, têm até sexta-feira, dia 25, para efetuar. Segundo a assessoria, o mesmo candidato pode se inscrever para os dois concursos, já que as provas serão realizadas em dias diferentes. “A prova do HGG será realizada no dia oito de julho e a do Hospital Ferreira Machado, dia 22 deste mesmo mês”, adiantou.
Maior procura - De acordo com a assessoria do Ipdep, a maioria das inscrições tem sido feita pela Internet, através do site www.ipdep.org.br e os cargos de técnico de enfermagem e assistente administrativo são os mais procurados. As inscrições podem ser realizadas pelo site do instituto e nos postos locais, na Casa do Torreão, na Rua Conselheiro Otaviano, 219, Centro, onde há quatro terminais para as pessoas que queiram se inscrever pela Internet, e no Colégio Cenecista Bartholomeu Lysandro, à Rua André Luiz, 19, no Jardim Carioca, em Guarus.
O candidato que desejar se inscrever deverá pagar uma taxa, mediante depósito somente em dinheiro e na boca do caixa, nas agências dos bancos conveniados: Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. Os valores das inscrições são R$ 35, para Nível Fundamental, R$ 45, Nível Médio e R$ 60 para Superior. Depois que pagar a taxa, o concorrente tem que comparecer ao local de inscrição munido de original e cópia da carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista (com foto). As inscrições pela Internet vão até às 23h59 do dia 25. Os vencimentos variam de R$ 629,23 a R$ 2.168,96, de acordo com o nível de escolaridade.
fonte: ODIÁRIONF
Andréas Kisser no Sesc
Uma atração nacional vai fazer parte da programação “Aumenta que isso aí é Rock ´N Roll”. E o que é melhor, com entrada franca. O músico Andréas Kisser vai se apresentar acompanhado da banda Brasil Rock Star, nos jardins do Teatro Municipal Trianon, hoje, a partir das 20h. O show será aberto pela banda local Avyadores do Brasyl, que começa a se apresentar às 19h. A realização é do Sesc Campos com apoio da Prefeitura de Campos. O projeto vem se desenrolando ao longo do mês de maio, com shows, exibições de filmes sobre o gênero musical,
exposições fotográficas e sessões de bate-papo.
O guitarrista Andréas Kisser é fundador do famoso grupo Sepultura e está de volta ao Brasil após uma excursão pelos cinco continentes. A banda Brasil Rock Stars nasceu do desejo de Andréas de tocar com os amigos as músicas que influenciaram sua carreira. Atualmente ele realiza um projeto que reúne parceiros do rock e sua banda, no mesmo palco. A formação conta com Paulo Zinner (bateria), Vasco Faé (vocais e gaita), Silvio Alemão (baixo) e Daniel Latorre (teclados). Para levar o projeto adiante, Andreas Kisser e sua banda convidaram o vocalista Clemente, do grupo paulista Inocentes, com quem já tiveram muitas oportunidades de tocar juntos em diferentes projetos, para acompanhá-los este ano.
Andreas já esteve no palco com Os Paralamas do Sucesso, Samuel Rosa (Skank), Júnior Lima (Sandy & Júnior), Nando Reis, Frejat, Bruno Sutter (Massacration), André Matos (Shaman) e Andy Summers, entre outros famosos. O público poderá esperar um espetáculo versátil. O repertório dos shows é basicamente composto por clássicos do rock: Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, mas também abre espaço para Beatles, The Who e Jimi Hendrix.
O guitarrista resume bem o espírito do projeto, que também trará para Campos: “Nunca alguém juntou tanta gente deste calibre para tocar esse tipo de repertório no mesmo palco. Nenhum músico diz não para tocar numa festa dessas”, disse Andreas. Para sua participação no show em Campos, Clemente irá tocar clássicos do rock que mais se identificam com as influências da sua banda, tais como The Clash, Sex Pistols e Ramones.
Anote na agenda: Quem for ao Sesc Campos, ainda poderá conferir à exposição “Na Trilha do Rock ´N Roll”, e mergulhar na história do rock com textos e imagens de músicos nacionais e internacionais que estão à disposição do visitante no horário de funcionamento da unidade. A exposição prossegue até o dia nove de junho.
fonte: ODIÁRIONF
quarta-feira, 16 de maio de 2007
Chance de Aperfeiçoamento
Qualificação de 5.200 docentes
Cecierj dá cursos gratuitos de extensão para professores de biologia, química, física, matemática e informática
A Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, oferece 5.200 vagas de cursos de extensão gratuitos para professores. Há chances para biologia (mil), física (600), geografia (mil), informática educativa (mil), matemática (mil) e química (600). As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 27 de maio.
Para se candidatar, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição disponível no site www.cederj.edu.br/extensao e enviar os documentos solicitados no edital.
Podem se inscrever professores que tenham licenciatura plena ou que estejam em efetivo exercício do magistério, em escolas no Estado do Rio de Janeiro. Há prioridade para profissionais de escolas públicas. A novidade desta edição é que os alunos do último ano dos cursos de licenciatura também poderão participar, mesmo não tendo concluído a graduação.
As oportunidades são para cursos de atualização semi-presenciais em Mangueira (Zona Norte) e Campo Grande (Zona Oeste) e nos municípios de Angra dos Reis, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Duque Caxias, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
fonte: JORNAL EXTRA
Equipe de juniores do Macaé Esporte vence o Cardoso Moreira por 2 a 0
MACAÉ - A equipe de juniores do Macaé Esporte venceu o Cardoso Moreira por 2 a 0, no último sábado (12), na casa do adversário. Os dois gols foram marcados por Andirson, o Gu. Com esse resultado o Macaé Esporte, patrocinado pela prefeitura através da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), é líder da Chave E com sete pontos. Na mesma chave, além do Macaé e do Cardoso Moreira estão o Rio Branco e Silva Jardim.
A equipe do Cardoso Moreira começou a partida pressionando, em busca do gol, pois vinha de uma derrota para o Silva Jardim por 4 a 1. Mas, mesmo assim o Macaé Esporte não deu espaço e o primeiro tempo terminou no 0 a 0.
No início do segundo tempo, o técnico Carlinhos, do Macaé Esporte, começou a primeira das seis alterações que fez na partida. Primeiro colocou Leomir no lugar de Pardal.
- Usei as seis alterações que podia fazer para dar ritmo ao jogo e não deixar a marcação cair - observou Carlinhos.
Depois o técnico colocou Hélio (Leandrinho), Dudu (Edlin), Anderson (Jonathan), Gu (Diego) e Éderson (Everton). A equipe se reapresenta, nesta terça-feira (15), e faz um amistoso contra o Independente na quarta-feira (16), às 15h, no Estádio Expedicionário. No sábado (19), a equipe juvenil joga contra o Silva Jardim, na casa do adversário.
fonte: ABN - AGÊNCIA BRASILEIRA DE NOTÍCIAS
terça-feira, 15 de maio de 2007
Eucaliptos, desertos e zoneamento ecológico e econômico
1) A Aracruz Celulose provocou um desastre ecológico e social no Espírito Santo, transformando áreas de Mata Atlântica e de produção de alimentos em monoculturas de eucalipto. Este processo gerou forte reação local e nacional que culminou com a criação do movimento contra o “deserto – verde”;
2) No Rio de Janeiro, houve a polêmica, com setores empresariais, governamentais (incluindo algumas prefeituras) completamente favoráveis à vinda da Aracruz e eucaliptos sem restrições, e os ambientalistas totalmente contrários;
3) Discutindo com todas as partes, incluindo engenheiros florestais, contrários à proibição, assim como trabalhadores da indústria de móveis e até de assentamentos rurais que pretendiam plantar eucalipto como complemento de renda e para não desmatar a Mata Atlântica para suprir necessidade de madeira, elaboramos a Lei 4063 de 2003. Até porque o problema não é a árvore, mas o modo de produção; ou teremos uma visão maniqueísta das espécies;
4) Esta lei não proíbe, cria restrições, impõe como condição prévia o zoneamento ecológico econômico e , entre outras obrigações, determina que se reponha 30% de espécies de Mata Atlântica para cada 100 eucaliptos (ou outra monocultura florestal) plantados;
5) Depois da grita nacional, houve mudanças legais e nas práticas econômicas da silvicultura econômica, incluindo eucaliptos. Outros estados fizeram leis menos restritivas do que a do Rio e houve empreendimentos em Minas e em São Paulo. No Rio praticamente não houve empreendimentos, o que não era o intuito da lei;
6) No Conselho de Desenvolvimento Econômico do gov Sérgio Cabral, os secretários de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico defenderam a total modificação da lei, tornando-a idêntica a dos outros estados, para evitar a desvantagem comparativa;
7) Com apoio dos secretários de Trabalho e de Ciência e Tecnologia defendemos um enfoque com o tratamento regionalizado, para preservar áreas de Mata Atlântica e produção de alimentos e permitir o plantio, com cuidados, nas regiões que estão desertificadas, como os municípios do Noroeste fluminense;
8) O Rio tem 18 municípios onde o semi-árido avança, em torno de Itaocara, Santo Antonio de Pádua, Carmo, Itaperuna, mais ao norte em Porciúncula e em algumas áreas do Vale do Paraíba, entre Quatis e Rio das Flores. Aí temos areais, voçorocas, cactos, lagartixas, rios secando, agricultura morrendo, população migrando aumentando o congestionamento e a violência na Região Metropolitana. É o Deserto Cinza. Nestas áreas a plantação de eucaliptos, mesmo com contrapartida de 12%, 16% e 20%, é um avanço ambiental em relação à situação atual, além de diminuir o êxodo e criar uma alternativa ao uso de madeira, preservando os remanescentes da Mata Atlântica. Cabe também um movimento contra o Deserto Cinza, ou seja deserto propriamente dito, que já é realidade em várias regiões;
9) Formou-se um grupo de trabalho com as cinco secretarias, com participação de André Ilha, de Yara Valverde do IEF, ouvido Axel Grael, presidente da Feema que também é engenheiro florestal. Depois de várias rodadas, chegou-se ao PL que o governo enviou à Alerj, em que cabem emendas, audiências públicas, discussões nas comissões. Note-se que o Parlamento é o espaço democrático de discussão e aperfeiçoamento das leis;
10) Este novo PL substitui a lei anterior e não é de minha autoria, mas pactuado por diversas forças do governo. É diferente das outras leis estaduais porque introduz o tratamento diferencial por regiões. Em algumas, p.ex. a região da Baía da Ilha Grande, Angra, Paraty e Mangaratiba, o plantio é vedado; portanto sendo muito mais restritiva do que a lei vigente. Em outras, são mantidas restrições diferenciadas, segundo o critério de altitude – regiões onde a Mata Atlântica é concentrada em áreas altas, e segundo o critério de grande ou pequena produção; são mantidas necessidades de reflorestamento com espécies nativas (o que contraria a posição inicial dos que queriam legislação idêntica a de S. Paulo, que não tem esta condicionante), mas em níveis variáveis de 12% , 16% e 20% - reserva legal;
11) Este novo PL atenua a pré-condição do zoneamento prévio, mas assegura que, uma vez existindo o ZEE , ele terá a primazia do que será ou não permitido por regiões. A Secretaria de Estado do Ambiente criou um grupo de trabalho para realizar o ZEE, garantiu recursos do Fecam, articulou apoio da Embrapa e do IBGE, e pretendemos realizá-lo no segundo semestre de 2007, inclusive submetê-lo a audiências públicas, como este novo PL determina. Assim que, eventuais distorções neste e em vários outros casos, incluindo a expansão da cana de açúcar para produção de etanol, áreas para oleaginosas para a produção de biodiesel, terão critérios definidos no ZEE. Uma idéia forte é complementar eucalipto ou outra silvicultura econômica com oleaginosas, segundo estudos de solo e de arranjos produtivos locais;
12) Agrega que a Secretaria do Ambiente tem um grande projeto de corredores florestais, mosaicos de unidades de conservação e reflorestamento de 20 milhões de árvores de espécies nativas. No dia 2 de fevereiro, dobramos a área protegida do Parque Estadual da Ilha Grande, com o apoio de ecologistas da região,de 5,5 mil ha para 12 mil ha. No dia 22 de março, criamos a APA Guandu, ouvido o comitê de Bacia do Rio Guandu com 72 mil ha. Aí começará este ano a ser implantado o parque linear do Guandu com o plantio de 1 milhão de árvores. Em torno da Apa Guapimirim, serão plantadas 3,6 milhões de árvores de espécies nativas, fechando o corredor até a Serra da Estrela, em Petrópolis, como compensação do Comperj – Petrobrás. Na Apa do rio Macacu, criada por outra lei nossa, serão plantadas 2 milhões de árvores, numa compensação de Águas de Niterói à Cedae. Fecharemos o Arco do Pan , linha verde ligando a Floresta da Tijuca ao Parque da Pedra Branca. Fecharemos o corredor Bocaina-Tinguá, com RPPNs, APAS municipais e parques estaduais.
Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2007. Carlos Minc – Secretário de Estado do Ambiente
fonte: PORTAL DO MEIO AMBIENTE
Assaltos no trevo do Bom Jesus preocupam
A proprietária de uma Honda Biz foi a quinta vítima de assalto no trevo do Bairro Bom Jesus, em um período de três meses. O roubo ocorreu por volta das 19h30 de domingo. A vítima foi tirada da moto por dois bandidos, que fugiram levando o veículo, de cor preta e placa INL 3485.
Dentre as outras quatro motos roubadas no local, a única que segue desaparecida é uma Honda ML vermelha, placa IBV 9560. Duas foram recuperadas pela Brigada Militar e outra pelo proprietário, mediante pagamento de resgate aos bandidos. O que tem chamado a atenção é que os ataques recomeçaram após um período de tranqüilidade no trevo.
O tenente-coronel Chaves adiantou que os soldados do Pelotão de Operações Especiais – os Boinas Pretas – vão intensificar o patrulhamento no local. “Têm ocorrido neste ponto ataques violentos, com pessoas derrubadas de motos e agredidas. Não toleramos este tipo de situação.”
O major Reis também citou a falta de iluminação e o crescimento de mato nos arredores do cruzamento como fatores que auxiliam os bandidos. “Estamos entrando em contato com os órgãos responsáveis e pedindo melhorias”, revelou.
fonte: ODIÁRIONF
segunda-feira, 14 de maio de 2007
Presa suspeita de furtar celular de um taxista
Uma mulher foi presa em flagrante, na madrugada de ontem, suspeita de furtar o celular de um taxista, no município de São Fidélis. Rosimeri de Oliveira, 39 anos, entrou no táxi - de modelo e placa não anotados pela polícia -, em frente ao Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, e seguiu para São Fidélis. Chegando lá, ela pediu ao taxista Antônio Lino Dias, 62 anos, que a levasse para o hospital do município, alegando que se sentia mal.
Após deixá-la no hospital, o taxista sentiu falta do celular e chamou os policiais militares da 4ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos) que localizaram a suspeita que negou ter furtado o aparelho. No caminho para a 141ª Delegacia Legal (DL-São Fidélis), um policial viu quando ela jogou o celular dentro do carro.
Rosimeri foi autuada eam flagrante por furto na 141ª DL-São Fidélis e, posteriormente, encaminhada para a Carceragem Feminina do município de Miracema, na Região Noroeste Fluminense, onde ficará presa aguardando decisão da Justiça. Segundo a polícia, a suspeita disse que reside na cidade de Rio Preto, no Estado de Minas Gerais.
fonte: ODIÁRIONF
Sargento Gilson toma posse na Asmennf
12/05/2007
O sargento do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM/Campos), Gilson de Souza Gomes, que comanda o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Goitacazes, assumiu na manhã de ontem a Presidência da Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense (Asmennf). Também tomou posse o vice-presidente, sargento Sérgio Luiz Pessanha. A solenidade foi prestigiada pelo comandante do 8º BPM, coronel Gelesi Vieira, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Bacellar, secretário municipal de Esportes, Ivanildo Cordeiro, entre outras autoridades.
Finalidade - Criada há 14 anos, com sede na Rua Benedito Queiroz, no Parque Alphaville, a Asmennf tem por objetivo promover a união entre os associados e suas famílias. O sargento Gilson, que foi eleito no último dia 21, disse que entre suas metas estão a ampliação do atendimento jurídico, que é prestado aos associados por dois advogados, levar os familiares para dentro da associação e a construção do parque aquático. “Quero também trazer de volta o Projeto Recreando, da Fenorte (Fundação Estadual Norte Fluminense), que já funcionou aqui”.
Os associados – Ao todo, a Asmennf tem cerca de 800 sócios, entre policiais militares, bombeiros e guardas municipais. Em 2004, ela foi considerada de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de Campos. Durante os 14 anos de existência, a Asmennf teve como presidentes o sargento reformado Dagoberto Martins; o sargento Marcos Barcelos Dias; o major Wander Lugon; e o capitão Douglas Reis, respectivamente. A Asmennf abrange os municípios do 8º BPM/Campos; 29º BPM/Itaperuna; 32º BPM/Macaé; e 36º BPM/Santo Antônio de Pádua, somando cerca de 3.500 policiais militares.
fonte: ODIÁRIONF
sexta-feira, 11 de maio de 2007
Dengue mata em Campos
Campos registrou neste mês de maio o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica. A vítima foi uma mulher de 45 anos, moradora do Jardim Carioca, em Guarus, que veio a falecer no último dia 1º. A pedido da família, seu nome não foi revelado à imprensa, que ontem participou de entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Saúde, para falar do aumento no número de casos nas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Em Campos, de janeiro a abril deste ano, foram confirmados 700 casos da doença, sendo 400 somente em abril. O índice de dengue hemorrágica varia de 5% a 10%. O diretor do Centro da Dengue e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Luiz José de Souza, acredita estar havendo um surto epidêmico no município. Ele não descartou a possibilidade de uma epidemia no estado. “Das 95 amostras enviadas à Fiocruz, no Rio, para isolamento viral, 43 são de Campos”, explicou ele, destacando que o sorotipo 3 é o que tem circulado em todo o estado.
Preocupação - Segundo Luiz José, a morte por dengue hemorragica da moradora de Guarus trouxe preocupação às autoridades da área de saúde, apesar de ter sido o primeiro caso registrado desde 2002, quando foi criado o Centro da Dengue, em parceria com o Hospital dos Plantadores de Cana (HPC). Luiz José explicou que a classificação da doença que levou a moradora a óbito foi de grau 3, que corresponde à Síndrome de Choque por Dengue (SCD), que é de difícil recuperação. Além dos sintomas de dengue típicos, o paciente apresenta quadro clínico inicial de agitação, dores abdominais, insuficiência circulatória, pulso rápido e fraco, evoluindo para o óbito de quatro a seis horas.
Sorotipo 4 - O secretário de Saúde, Rodrigo Quitete, confirmou que a morte trouxe preocupação, embora o trabalho de prevenção seja contínuo. O temor agora, segundo ele, é com a possibilidade do surgimento do sorotipo 4 com a realização dos Jogos Panamericanos, no Rio, onde haverá grande circulação de pessoas. Até o momento, o sorotipo 4 está presente na Venezuela. Para o secretário, a enchente de janeiro contribuiu para o aumento do número de casos no município.
CCZ intensifica combate
O coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ, Elison Fonseca Ribeiro, disse que estão sendo adotadas várias medidas de prevenção, como o aumento do efetivo que atua no combate a doença, a partir das visitas domiciliares. São atualmente, segundo ele, 600 guardas de endemias e três carros fumacê percorrendo os bairros, como os parques Novo Mundo e Niterói, cujo índice de infestação chega a 3%. Elison disse que somente no Jardim Carioca já foram realizados três mutirões. O diretor do CCZ, Luiz José de Souza, disse que a partir da próxima semana o trabalho de prevenção será feito em parceria com a secretaria de Educação, que vai introduzir na grade curricular municipal um programa de saúde pública. Ele lembrou, também, que a prefeitura está levando saneamento básico aos bairros de Guarus.
Os números - Até agora, 24 mil casos de dengue foram notificados no Estado do Rio de Janeiro. Só na cidade do Rio foram 8.567 casos; 2.007 em Niterói; 1.207 em São Gonçalo; 1.677 em Itaperuna; 776 em Bom Jesus; e 741 em Santo Antônio de Pádua. Para Luiz José, esses números não correspondem a realidade, sendo mais altos, devido aos casos que não são notificados.
fonte: ODIÁRIONF
Itaperuna em festa

Itaperuna amanhece em festa pelos 118 anos de emancipação político-administrativa. A prefeitura preparou uma programação especial com shows musicais para as comemorações. Apesar de hoje ser o grande dia, a festa começou ontem e se prolonga até domingo, no Parque de Exposições Carlito Crespo Martins, na Capil. A entrada é franca. Ontem, na abertura oficial do evento, às 18h, contou com a presença do prefeito Jair Bittencourt e outras autoridades. Às 22 horas, a cantora evangélica Fernanda Brum subiu ao palco para um show de música gospel com mensagens de paz.
Hoje, a agenda começa cedo. Logo pela manhã, às 8h, acontece o hasteamento das bandeiras na Praça Nilo Peçanha, no Centro. Em seguida, terá início a terceira edição da corrida-caminhada de Itaperuna, com presença de atletas de renome no cenário nacional. Às 9h, tem sessão solene na Câmara Municipal e, às 16h, desfile cívico-escolar. À noite, a dupla sertaneja Guilherme e Santiago vai puxar os parabéns à cidade.
Amanhã, a festa será comandada pela itaperunense Michele Ornellas. No sábado, pelos versos inconfundíveis de Gabriel, o Pensador. Para fechar a programação com chave de ouro, o domingo terá o agito da Banda Nota 1000. Todos os dias, a partir das 20h, haverá rodeio com a equipe Marca 70, de Louisiana (SP). Para o prefeito Jair Bittencourt, a festa é uma oportunidade da população se confraternizar e comemorar os avanços que o município tem conquistado. “O aniversário da cidade é uma festa do povo e por isso os shows são gratuitos. Itaperuna é um município que está em pleno desenvolvimento graças ao trabalho e ao esforço de sua gente, e por isso não poderíamos deixar de festejar esta data tão importante. Espero que a população aproveite ao máximo, pois este é um evento para todos nós”, afirmou.
Itaperuna - Situada no Noroeste Fluminense, Itaperuna está a 316 km da capital do Estado. O município, com aproximadamente 96 mil habitantes, é considerado o pólo do desenvolvimento regional. Banhada pelo rio Muriaé e abençoada pelo Cristo Redentor, a cidade aprendeu desde cedo o caminho do sucesso. Sua economia agrega o bom desempenho de atividades tradicionais aos constantes investimentos em saúde e educação, que fazem do município uma referência nacional nestes dois setores.
O Caminho da Pedra Preta - O nome da cidade é uma alusão ao percurso para se chegar à localidade da então freguesia de Santo Antônio de Carangola, hoje município de Porciúncula. O trajeto, que tinha como referência uma elevação rochosa que lembrava o dorso de um elefante, ficou conhecido como o Caminho da Pedra Preta. O nome Itaperuna é uma junção das palavras em guarani “ita”, que significa pedra; “per”, que quer dizer caminho; e “una”, denominação de preta.
Primeira Câmara Republicana do Brasil
Para quem quer descobrir o futuro através do passado, Itaperuna está cheia de histórias para contar. E não podia ser diferente. Um município que elegeu em 10 de maio de 1889, em pleno regime monárquico, a primeira Câmara republicana do País, já tem seu nome marcado para sempre na história do País.
Cristo Redentor - Quem visita Itaperuna já sabe: é uma cidade abençoada. O monumento do Cristo Redentor é um orgulho de seus filhos e de quem vem em busca de proteção. O principal ponto turístico do município está localizado no Morro do Cristo e de lá é possível avistar 90% de seu território. Inaugurada em 1966, a imagem está entre as maiores já construídas, com 20 metros de altura. A estátua foi elaborada em Guaçuí, no Espírito Santo, e teve que ser carregada por partes em caminhões até o local da montagem. Mas o esforço valeu a pena. Hoje, Itaperuna dorme e amanhece sob o olhar de Deus.
fonte: ODIÁRIONF
quarta-feira, 9 de maio de 2007
Casal de estelionatários preso em Itaperuna
Policiais Rodoviários Federais prenderam na noite de terça-feira, em Itaperuna, dois estelionatários, identificados como André Luís Guimarães Ferreira, de 25 anos, e Andréia Malaquias Ferreira, 32, dentro de um ônibus na BR-101 Norte. Momentos antes, o casal teria feito compras usando documentos falsos em uma loja em Campos, no Norte Fluminense. Moradores de Niterói, eles compraram, segundo a polícia, aparelhos de DVD, televisores, computadores e telefones apresentando carteiras de identidade, CPFs e comprovantes de residência falsos. O estabelecimento descobriu a farsa e acionou a Polícia Rodoviária Federal. Os estelionatáerios e os produtos foram levados para a 143ª DP (Itaperuna), onde o caso foi registrado.
fonte: JORNAL O GLOBO
Ex-BBB Pinky faz espetáculo teatral
09/05/2007
Depois de ter trabalhado no humorístico Zorra Total, da Globo, a ex-BBB Tati Pinky partirá para uma nova empreitada. Na quarta-feira (11), ela estreará a comédia 7 Chances para o Baile, que conta a história de uma adolescente e seus encontros e desencontros amorosos. Com direção de Jorge Maurílio e texto de Léo Maga, a peça será apresentada na cidade de Natividade, no Rio de Janeiro.
Depois disso, a montagem seguirá para as cidades de Vela Velha (ES), Vitória (ES),Araruama (ES), Saquarema (RJ) e Cabo Frio (ES) .
Cecierj oferece cursos gratuitos para professores
RIO DE JANEIRO - Estão abertas as inscrições para os Cursos de Extensão para professores oferecidos pelo Cecierj (Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. A idéia é atualizar o conteúdo desenvolvido nas salas de aula pelos professores de escolas públicas e particulares do estado.
As oportunidades são para cursos de atualização semi-presenciais nos municípios de Angra dos Reis, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande (Zona Oeste), Cantagalo, Duque Caxias, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio das Flores, Mangueira (Zona Norte), Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Até 27 de maio os interessados poderão se candidatar a uma das 5,2 mil vagas distribuídas entre os cursos de Biologia (1000), Física (600), Geografia (1000), Informática Educativa (1000), Matemática (1000) e Química (600).
Podem se inscrever aqueles que possuem licenciatura plena ou estiverem em efetivo exercício do magistério em escolas no estado do Rio de Janeiro, havendo prioridade para professores de escolas públicas. A novidade desta edição é que os alunos do último ano dos cursos de Licenciatura também poderão participar, mesmo não tendo concluído a graduação.
Para se candidatar, os candidatos devem preencher uma ficha de inscrição disponível exclusivamente na internet no site www.cederj.edu.br/extensao e enviar os documentos solicitados no Edital.
Informações pelos telefones 0800-2823939 ou (21) 2299-9490.
fonte: ABN(Agência Brasileira de Notícias)
terça-feira, 8 de maio de 2007
HGG já inscreve para concurso
Começaram ontem as inscrições do concurso para preenchimento das 530 vagas no Hospital Geral de Guarus (HGG), distribuídas nos níveis fundamental, médio e superior. O edital do concurso foi publicado no sábado passado no Diário Oficial de Campos e republicado no dia seguinte. Os vencimentos variam de R$ 629,23 a R$ 2.168,96, de acordo com o nível de escolaridade.
A estabilidade no emprego é o principal fator que as pessoas buscam num concurso público, principalmente, as que estão desempregadas, como é o caso da técnica em enfermagem Adriana Carla Azevedo Gomes, 36 anos. Ela afirmou estar estudando desde janeiro deste ano. “Não posso perder esta chance, pois preciso ficar mais tranqüila quando o assunto é emprego”, disse. Sonho antigo - A autônoma Rosimary Barreto de Souza, 40 anos, já fez sua inscrição para assistente administrativo. Para ela, passar num concurso público é o mesmo que ser presenteada. “Sonho há anos em garantir um bom emprego, para ajudar no sustento da minha casa”, ressaltou. As inscrições, que se estendem até o dia 25 deste mês, podem ser realizadas no site www.ipdep.org.br e nos postos: Casa do Torreão, na Rua Conselheiro Otaviano, 219, Centro, e no Colégio Cenecista Bartholomeu Lysandro, Rua André Luiz, 19, Jardim Carioca, em Guarus.
Procedimento - O candidato que quiser se inscrever deverá pagar taxa, mediante depósito somente em dinheiro e na boca do caixa nas agências dos bancos conveniados: Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. Os valores são: R$ 35, para Nível Fundamental, R$ 45, Nível Médio e R$ 60 para Superior. Depois que pagar um destes valores, o concorrente tem que comparecer ao local de inscrição munido de original e cópia da Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista (com foto). As inscrições pela Internet vão até às 23h59 do dia 25.
FJBM também realizará concurso
Para o preenchimento de 315 vagas, a Fundação Dr. João Barcellos Martins vai também realizar concurso público. O anúncio foi feito ontem, durante entrevista coletiva, pelo presidente da fundação, José Manuel Moreira. Os aprovados atuarão no Hospital Ferreira Machado (HFM), PUs da Saldanha Marinho e de Guarus, Hospital São José, em Goitacazes, e posto de saúde de Ururaí, que são as unidades mantidas pela fundação.
O edital do concurso será publicado amanhã, dia 9, no Diário Oficial do Município (Jornal Monitor Campista). As inscrições começam no dia 10 e vão até dia 25. Além da Internet, pelo site www.ipdep.org.br, o candidato poderá se inscrever na Casa do Torreão, na Rua Conselheiro Otaviano, 219, e no Colégio Cenecista Bartholomeu Lysandro, na Rua André Luiz, 119, no Jardim Carioca, de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h.
A organização do concurso ficará a cargo do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento Público Privado (Ipdep), o mesmo do concurso público do Hospital Geral de Guarus (HGG) e do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu. Serão abertas vagas para 58 cargos, entre motorista, agente operacional de saúde, assistente administrativo, técnico em enfermagem, técnico em farmácia, técnico em segurança do trabalho, administrador hospitalar, assistente social, biólogo, contador farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico de diversas especialidades e jornalista. A taxa de inscrição é de R$ 35 para nível fundamental, R$ 45 nível médio e R$ 60 nível superior. O menor salário é para cozinheira, no valor de R$ 460,09, fora auxílio alimentação e insalubridade, e o maior, R$ 1.774,671, para médico plantonista. Para sanar as dúvidas, o Ipdep está colocando à disposição do candidato o número 2726-3252.
As provas vão ocorrer no dia 22 de julho, com publicação dos gabaritos no dia 25. No dia 12 de agosto será publicado o resultado preliminar dos aprovados e no dia 30, o resultado final. A prova prática de direção para motoristas será entre os dias 25 e 26 de agosto.
fonte; ODIÀRIONF