quinta-feira, 31 de maio de 2007

Censo agropecuário segue dentro do previsto na região

31/05/2007
O coordenador do IBGE em Campos, Alan Aziz, acredita que as equipes não encontrarão problemas na região
O Censo Agropecuário está avançando em Campos, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e Cardoso Moreira. Só em Campos, maior município da região, em torno de 18% das cerca de nove mil propriedades rurais já foram recenseadas. Além disso, de 20% a 21% dos outros municípios já passaram pela Contagem da População. As informações são do coordenador de Sub-área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Campos, Alan Aziz.
O Censo Agropecuário está sendo realizado em todos os municípios brasileiros. Já a Contagem da População é feita apenas nos municípios com até 170 mil habitantes, o que exclui Campos na região. Os levantamentos tiveram início no dia 16 de abril e devem ser concluídos em 31 de julho. “O prazo deve ser cumprido, a não ser que enfrentemos dificuldades como chuvas muito fortes e por longos períodos, o que dificulta o trabalho, mas não acredito que isso ocorra. Os recenseadores estão visitando primeiro as localidades de mais difícil acesso. A tendência é que o trabalho seja agilizado com a medida que se aproximam da cidade”, disse Aziz.
Em todo o País, cerca de 70 mil recenseadores fazem o Censo Agropecuário em cerca de 5,7 milhões de propriedades rurais e a Contagem da População em aproximadamente 30 milhões de domicílios, onde vivem 99 milhões de pessoas. Em Campos, são 59 recenseadores. Um deles é Nathália Rocha Fernandes, 22 anos, que ontem atuou em Mussurepe.
Ela conta que estava desempregada há dois meses, desde que o contrato de trabalho que tinha com o Estado acabou. Fez prova para recenseador e foi aprovada. O salário é por produção: R$ 14 por setor, sendo que cada um tem em torno de 150 estabelecimentos. “O pagamento é muito bom. Além disso, a coordenação do IBGE em Campos está nos dando todas as condições necessárias de trabalho, o que ajuda muito”, disse.
A receptividade dos moradores do interior do município surpreendeu a recenseadora. “As pessoas recebem a gente muito bem, mandam entrar, oferecem café... Pensei que seria difícil realizar o trabalho, por não conhecer as pessoas e porque muitos não sabem do censo, mas, assim que explico o trabalho, sou logo bem recebida”, contou Nathália. O IBGE deve disponibilizar a partir de setembro dados populacionais preliminares de todos os municípios pesquisados. As informações poderão ser usadas nos cálculos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outras possibilidades. A partir de agosto, estarão disponíveis também os primeiros dados do Censo Agropecuário 2006. Os resultados definitivos do Censo Agropecuário e da Contagem da População estarão disponíveis, respectivamente, a partir de outubro e dezembro deste ano. A agilidade do processo se deve a informatização. O questionário de papel foi abolido, cedendo lugar ao computador de mão, o que permite a transmissão de dados ainda durante a apuração.
fonte: O DIÁRIONF

Nenhum comentário: