segunda-feira, 21 de maio de 2007

Mil vezes Romário

21/05/2007
O palco não era o esperado. O adversário também não era o desejado, e acbou sendo o coadjuvante perfeito para uma data histórica. Mas nada disso diminuiu a emoção do atacante Romário ao alcançar a marca que tanto buscava. Aos 41 anos, o jogador marcou o “milésimo” gol de sua carreira e ajudou o Vasco a vencer o Sport-PE por 3 a 1, em São Januário. O jogador sonhava em alcançar a marca em um clássico no Maracanã. Teve duas chances contra o Botafogo, mas não conseguiu. Lá, teve ainda mais uma oportunidade contra o Gama-DF, também sem sucesso. O curioso é que essa foi a primeira tentativa no estádio do Vasco. Do que Romário havia idealizado, apenas a cobrança de pênalti. “Sempre falei que minha vontade maior era fazer no Maracanã. Tive três oportunidades lá e a bola não entrou. Acredito que era para marcar aqui, que é o lugar que eu mais fiz gol na minha vida. Foi em São Januário, que todos têm de respeitar por sua tradição”, afirmou o atacante.
O gol quase saiu no primeiro tempo, mas Romário não finalizou bem e o zagueiro Durval salvou quase na linha. “Bati mal, infelizmente”, lamentou o atacante, enquanto o zagueiro comemorava: “Senti uma responsabilidade enorme”. De vilão do “milésimo” na primeira etapa, Durval passou a protagonista da meta no segundo tempo ao tocar com a mão na bola dentro da área, cometendo pênalti logo no primeiro minuto da etapa final. Romário bateu e alcançou o feito histórico. Depois, muita festa e 20 minutos de jogo parado. Aos 37min, o jogador foi substituído e recebeu, mais uma vez, os aplausos da torcida.
Com o resultado, o Vasco mantém os 100% de aproveitamento, seguindo entre os líderes do Campeonato Brasileiro, com seis pontos. Já o Sport, depois de vencer na estréia, perdeu sua primeira partida. Na próxima rodada, o time cruzmalitno volta a enfrentar uma equipe de Recife. Na capital pernambucana, a equipe enfrenta o Náutico, no domingo, às 16h. No mesmo dia e horário, o Sport, ainda longe de sua torcida, encara o Grêmio no estádio Olímpico.
Romário dedica o gol aos filhos e aos amigos
Romário, enfim, chegou ao seu “milésimo” gol na carreira. O gol contra o Sport colocou fim à agonia que já durava mais de um mês. “Eu dedico às pessoas que me ajudaram, que sempre estiveram do meu lado, como meus pais, meus filhos, todos vocês. Estou muito emocionado, é um momento ímpar. Só um tinha tido essa oportunidade e agradeço a Papai do Céu por isso”, disse Romário, aos prantos, logo após marcar. Aos 2min do segundo tempo, o meia Abedi cruzou na área e o zagueiro Durval cortou o lance com a mão. O árbitro Giuliano Bozzano marcou pênalti. O centroavante, que já havia declarado que pretendia marcar de pênalti o “milésimo”, pegou a bola e ajeitou na marca. A torcida, de pé, gritava o nome do ídolo. Mascando chiclete e aparentando tranqüilidade, Romário correu para a bola e deslocou o goleiro Magrão, cobrando em seu canto direito, enquanto o camisa 1 do Sport caiu para o lado esquerdo. “Alguns falaram para eu parar, outros para eu continuar. Minha vida sempre foi assim, uns acreditando e outros não”, declarou Romário.
Vasco: Silvio Luiz, Thiago, Jorge Luiz, Julio Santos e Guilherme; Amaral, Roberto Lopes, Abedi (Wagner Diniz) e Morais; André Dias (Junior) e Romário (Alan Kardec)
Sport: Magrão, Osmar, Du Lopes, Durval e Bruno (Lucas); Ticão, Everton, Fumagalli e Vítor Júnior (Luciano Henrique); Carlinhos Bala e Weldon (Washington)
Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro Árbitro: Giulliano Bozzano (DF) Auxiliares: Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Eremilson Xavier Macedo (DF) Cartões Amarelos: André Dias (V), Vitor Junior (S), Thiago Maciel (V), Ticão (S), Julio Santos (V), Alan Kardec (V) Gols: André Dias, aos 3min e aos 38min do primeiro tempo; Romário, aos 2min, Luciano Henrique, aos 37min do segundo tempo
Botafogo vence clássico alvinegro no Maracanã

O artilheiro Dodô marcou o primeiro gol do Botafogo no rebote que o goleiro Harlei deu depois de um pênalti perdido
O jogo contra o Figueirense pela Copa do Brasil é o que interessa, mas ontem o Botafogo deixou de lado a outra competição nacional e venceu o Atlético-MG por 2 a 1 na tarde de ontem, em jogo disputado no Maracanã, que marcou também a estréia do novo uniforme do time alvinegro carioca. Com a vitória, o time de General Severiano se manteve com 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, já que havia vencido o Internacional-RS na primeira rodada, em Porto Alegre. Com seis pontos ganhos, o Botafogo ocupa a co-liderança da competição ao lado de Atlético-PR, Corinthians, Palmeiras e Paraná. Agora a equipe carioca volta suas atenções para o duelo ante os catarinenses por uma vaga na final da competição.
O Atlético-MG, por sua vez, permanece com os mesmos três pontos somados na primeira rodada - venceu o Náutico em casa - na zona intermediária da tabela de classificação. A equipe mineira, dirigida pelo técnico interino Tico, apresenta oficialmente nesta segunda-feira o seu novo treinador: trata-se de Zetti, que trocou o Paraná Clube por Belo Horizonte. Com o revés, o Atlético não conseguiu se vingar da polêmica eliminação sofrida para os cariocas nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Na oportunidade, os visitantes reclamaram de um pênalti não marcado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon no último minuto do jogo, quando a partida estava sendo vencida pelo time alvinegro carioca por 2 a 1.
Vingança - O Galo mineiro entrou em campo buscando vingança, por ter sido desclassificado pelo mesmo Botafogo, nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião o árbitro Carlos Eugênio Simon deixou de marcar um pênalti a favor do time mineiro. Em campo, os alvinegros realizaram um primeiro tempo sem muitas emoções no Maracanã. Com o gramado escorregadio em razão das fortes chuvas que caíram no Rio, as equipes erraram muitos passes e criaram poucas oportunidades de gol. Apesar do começo de jogo ruim, o alvinegro carioca abriu o placar aos 17min da primeira etapa. Depois de Zé Roberto sofrer pênalti do zagueiro Marcos, Dodô cobrou mal e o goleiro Diego defendeu. Contudo, o atacante pegou o rebote e abriu o marcador.
Na etapa complementar, os mineiros voltaram com uma postura mais ofensiva na tentativa de reverter a vantagem do adversário. No entanto, foi o Botafogo quem marcou logo a 1min de jogo. Lúcio Flávio, livre, acertou um belo chute no canto direito do goleiro Diego e aumentou a vantagem para os donos da casa.
Depois do gol sofrido, os mandantes recuaram e deram espaços à equipe mineira, que passou a dominar as ações no meio-campo e chegou ao seu gol aos 26min, com o zagueiro Marcos aproveitando rebote de ótima defesa do goleiro Julio César. Na próxima quarta-feira o time carioca decide o seu futuro na Copa do Brasil ante o Figueirense. Depois de ser derrotado no jogo de ida por 2 a 0 a equipe do técnico Cuca precisa vencer por três gols de diferença para avançar à final. O confronto será as 21h45, no Maracanã. Pelo Brasileiro, o time de General Severiano volta a jogar somente no próximo domingo, quando disputa o primeiro clássico carioca do Brasileiro contra o Flamengo. A partida acontece no Maracanã, às 18h10, pela terceira rodada da competição. O Atlético-MG, por sua vez, tentará a reabilitação diante do Corinthians, sábado, às 18h10, em São Paulo.
Flamengo joga bem e vence o Goiás

Depois de uma estréia ruim no Brasileirão, o Flamengo conseguiu a reabilitação ontem, vencendo o Goiás por 3 a 1, no Serra Dourada. A vitória rubro-negra aconteceu no esquema implementado pelo técnico Ney Franco, o 3-6-1, que dá mais liberdade aos defensores. Os gols foram marcados por Irineu, Juan e Leonardo Moura. Com essa vitória, o Flamengo conquistou seus primeiros três pontos no Brasileiro, já que perdeu na primeira rodada por 4 a 2 para o Palmeiras.
O time carioca começou melhor. O meia Renato é quem organizou as jogadas no meio-campo do Flamengo, principalmente quando tabelava com Juan. E foi Renato quem, aos 17min, fez o cruzamento para Irineu marcar o primeiro gol rubro-negro. O Goiás terminou a primeira etapa no ataque, perdendo boas chances de marcar, com Romerito e Welliton. O goleiro Bruno foi o herói da vitória parcial do Flamengo no primeiro tempo.
Para a segunda metade do jogo, o técnico Paulo Bonamigo tirou o Goiás do 3-5-2 e montou um 4-4-2. A alteração não surtiu efeito. Melhor em campo o Flamengo ampliou aos 6min, com Juan. O Goiás não conseguiu se encontrar. Petkovic não criou no meio-campo e os meias não se entendiam com os atacantes. Enquando isso, o Flamengo, consciente, buscou o espaço para marcar mais um gol, desta vez com Leonardo Moura. Depois, o time alviverde ainda conseguiu descontar, com o centroavante Fabrício Carvalho.
fonte: ODIÁRIONF

Nenhum comentário: