sexta-feira, 11 de maio de 2007

Itaperuna em festa

10/05/2007
Itaperuna amanhece em festa pelos 118 anos de emancipação político-administrativa. A prefeitura preparou uma programação especial com shows musicais para as comemorações. Apesar de hoje ser o grande dia, a festa começou ontem e se prolonga até domingo, no Parque de Exposições Carlito Crespo Martins, na Capil. A entrada é franca. Ontem, na abertura oficial do evento, às 18h, contou com a presença do prefeito Jair Bittencourt e outras autoridades. Às 22 horas, a cantora evangélica Fernanda Brum subiu ao palco para um show de música gospel com mensagens de paz.
Hoje, a agenda começa cedo. Logo pela manhã, às 8h, acontece o hasteamento das bandeiras na Praça Nilo Peçanha, no Centro. Em seguida, terá início a terceira edição da corrida-caminhada de Itaperuna, com presença de atletas de renome no cenário nacional. Às 9h, tem sessão solene na Câmara Municipal e, às 16h, desfile cívico-escolar. À noite, a dupla sertaneja Guilherme e Santiago vai puxar os parabéns à cidade.
Amanhã, a festa será comandada pela itaperunense Michele Ornellas. No sábado, pelos versos inconfundíveis de Gabriel, o Pensador. Para fechar a programação com chave de ouro, o domingo terá o agito da Banda Nota 1000. Todos os dias, a partir das 20h, haverá rodeio com a equipe Marca 70, de Louisiana (SP). Para o prefeito Jair Bittencourt, a festa é uma oportunidade da população se confraternizar e comemorar os avanços que o município tem conquistado. “O aniversário da cidade é uma festa do povo e por isso os shows são gratuitos. Itaperuna é um município que está em pleno desenvolvimento graças ao trabalho e ao esforço de sua gente, e por isso não poderíamos deixar de festejar esta data tão importante. Espero que a população aproveite ao máximo, pois este é um evento para todos nós”, afirmou.
Itaperuna - Situada no Noroeste Fluminense, Itaperuna está a 316 km da capital do Estado. O município, com aproximadamente 96 mil habitantes, é considerado o pólo do desenvolvimento regional. Banhada pelo rio Muriaé e abençoada pelo Cristo Redentor, a cidade aprendeu desde cedo o caminho do sucesso. Sua economia agrega o bom desempenho de atividades tradicionais aos constantes investimentos em saúde e educação, que fazem do município uma referência nacional nestes dois setores.
O Caminho da Pedra Preta - O nome da cidade é uma alusão ao percurso para se chegar à localidade da então freguesia de Santo Antônio de Carangola, hoje município de Porciúncula. O trajeto, que tinha como referência uma elevação rochosa que lembrava o dorso de um elefante, ficou conhecido como o Caminho da Pedra Preta. O nome Itaperuna é uma junção das palavras em guarani “ita”, que significa pedra; “per”, que quer dizer caminho; e “una”, denominação de preta.
Primeira Câmara Republicana do Brasil
Para quem quer descobrir o futuro através do passado, Itaperuna está cheia de histórias para contar. E não podia ser diferente. Um município que elegeu em 10 de maio de 1889, em pleno regime monárquico, a primeira Câmara republicana do País, já tem seu nome marcado para sempre na história do País.
Cristo Redentor - Quem visita Itaperuna já sabe: é uma cidade abençoada. O monumento do Cristo Redentor é um orgulho de seus filhos e de quem vem em busca de proteção. O principal ponto turístico do município está localizado no Morro do Cristo e de lá é possível avistar 90% de seu território. Inaugurada em 1966, a imagem está entre as maiores já construídas, com 20 metros de altura. A estátua foi elaborada em Guaçuí, no Espírito Santo, e teve que ser carregada por partes em caminhões até o local da montagem. Mas o esforço valeu a pena. Hoje, Itaperuna dorme e amanhece sob o olhar de Deus.
fonte: ODIÁRIONF

Nenhum comentário: