quinta-feira, 3 de maio de 2007

Trajetos diferenciados para ônibus e caminhões


03/05/2007
O trânsito piorou na manhã de ontem no Centro de Campos, primeiro dia de funcionamento da Ponte A que o governo do estado inaugurou sobre o Rio Paraíba do Sul na terça-feira. Os principais pontos de retenção foram registrados no cruzamento da Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão) com Rua Formosa; na saída da alça de retorno que dá acesso a pista de subida para o Centro, na Beira Valão, após a saída do viaduto; e na Avenida Rui Barbosa (Beira Rio), na extensão que compreende desde o Campos Shopping, Rua Saturnino Braga e trecho de mão única da Rua do Gás que acessa a Ponte Saturnino de Brito, no bairro da Lapa.
Três foram os principais motivos de tanta confusão: falta de informação; falta de regulagem dos contadores de tempo dos semáforos e o natural aumento do fluxo de veículos dos bairros de Guarus, de cidades vizinhas e de outras regiões do Brasil, que trafegam pela BR-101 e passaram a desembocar no Centro da cidade, como acontecia há mais de 20 anos, ocasião que o fluxo de veículos era muito menor.
Lapa em mão única - Desde ontem à noite o presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Ronaldo Linhares, antecipou o funcionamento da Ponte da Lapa em mão única. A medida evitou os congestionamentos que vinham ocorrendo no início da noite. O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) anunciou que hoje vai alocar mais uma equipe de Guardas na entrada da cidade no lado Sul, na confluência do Trevo da BR-101 com Avenida Nilo Peçanha. Ele relatou que desde ontem passou a operar com 96 agentes no trânsito e suporte de motos e viaturas. “As retenções ocorridas ontem era de se esperar porque muita gente da cidade e de fora se confunde com as mudanças. Iniciamos agora uma fase de adaptações. A Emut e a GCM trabalham em conjunto e temos observadores nos pontos críticos para observar e adotar medidas necessárias para ajustar o funcionamento do trânsito, que só ficará na condição ideal quando o outro ramal da ponte estiver pronto”, relatou o major Balbi.
Ônibus - Para amenizar as retenções no trânsito, até que a Ponte B da nova ponte Rosinha Garotinho fique pronta, a Emut estabeleceu itinerários diferentes para os ônibus que trafegam de Guarus para o Centro, a partir da saída do viaduto, no Parque Alberto Sampaio. A mudança foi estabelecida na manhã de terça-feira, os ônibus das linhas urbanas da margem esquerda do rio, bem como as linhas interdistritais e intermunicipais, que faziam parada no terminal em Guarus já estão atravessando pela nova ponte.
Emut define itinerários para caminhões de cana
A Emut definiu trajetos para o tráfego de caminhões de cana no perímetro urbano em Campos. Os trajetos foram definidos de acordo com a localização das usinas Sapucaia, Santa Cruz, Barcelos, Coagro e Paraíso de Tocos. Sapucaia - Para os caminhões carregados com cana na região da Baixada Campista, com destino à Usina Sapucaia, os motoristas devem acessar a Estrada do Açúcar (RJ-216 Campos/Farol), entrar na cidade através do Trevo da Penha e prosseguir pelas avenidas Presidente Kennedy, Alberto Lamego, Sete de Setembro, Rua dos Goytacazes (Rua do Gás); Ponte Saturnino de Brito (Ponte da Lapa), avenidas Francisco Lamego, José Carlos Pereira Pinto, Rua Hipólito Sardinha, BR-101, Avenida Souza Mota e BR-356 (Campos-Itaperna), a partir do bairro do Fundão, em Guarus. Santa Cruz - Os caminhões de cana da Baixada com destino a Usina Santa Cruz, devem acessar a Estrada dos Ceramistas; a BR 101-Sul e a Estrada da Tapera, junto do pool da Petrobras, em Cacomanga, e prossege na direção do contorno da Lagoa de Cima por Morro Grande. Já os caminhões com cana do lado de Guarus, trafegam pela BR-101/avenidas Souza Mota, Bartolomeu Lizandro (Beira-Rio), Rua João Alberto, avenidas Professora Carmem Carneiro, Tancredo Neves, Ponte do Estado, avenidas José Alves de Azevedo (Beira Valão), Nilo Peçanha, BR-101-Sul/Estrada da Tapera.
Barcelos - Para acessar a Usina de Barcelos, os caminhoneiros da Baixada Campista devem prosseguir pela Estrada do Açúcar (RJ-216), Avenida Presidente Kennedy, acessando a BR-356 (Campos-São João da Barra), a partir do trevo no fim da Avenida Alberto Lamego. Os caminhões que trazem cana da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul devem trafegar pela BR-101, avenidas Souza Mota, Bartlomeu Lizandro (Beira-Rio), Rua João Alberto, avenidas Professora Carmem Carneiro, Tancredo Neves, Ponte Rosinha Garotinho, Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), Estrada do Carvão, Estrada dos Ceramistas, Estrada do Açúcar, Avenida Presidente Kennedy e chega a Barcelos pela BR-356.
Coagro, cana da Baixada - Para acessar a Usina da Coagro, a Emut estabeleceu que os caminhões de cana na Baixada devem trafegar pela estrada dos Ceramistas, até o trevo com a RJ-216 (Campos/Farol), prosseguindo até a usina, situada em Goytacazes.
Coagro/Paraíso cana de Guarus - Os caminhões carregados de cana, com destino as Usinas Coagro e Paraíso, ambas na Baixada Campista, os caminhoneiros devem trafegar pela BR-101, avenidas Souza Mota, Bartolomeu Lizandro (Beira Rio), Rua João Alberto, avenidas Professora Carmem Carneiro, Tancredo Neves, Ponte Rosinha Garotinho, Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), Estrada do Carvão, Estrada dos Ceramistas e Estrada do Açúcar (RJ-216). Já os que trazem cana do lado de Guarus, trafegam pela BR-101, Rua Hipólito Sardinha (Posto Novo Mundo), avenidas Carmem Carneiro, Tancredo Neves, Ponte do Estado, Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), Estrada do Carvão, Estrada dos Ceramistas, Estrada do Açúcar (RJ-216).
Mudanças
Para evitar retenção no tráfego na Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), a Emut determinou que os veículos do transporte coletivo das linhas urbanas trafeguem pela faixa esquerda da Ponte A (Guarus-Centro) e que na saída do viaduto, façam retorno à esquerda, logo após ao Teatro de Arena, no Parque Alberto Sampaio. Ao fazer o retorno, o fluxo de ônibus que chegam dos bairros de Guarus, não chegam ao cruzamento com a Rua Formosa, pois tomam a direção do terminal da Beira Rio, acessando a pista da José Alves de Azevedo sentido Centro. Para os ônibus que chegam dos distritos da região Norte de Campos e das cidades situadas na margem esquerda do Paraíba do Sul, como Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, São Francisco de Itabapoana e Cachoeiro do Itapemirim, a Emut definiu que estes trafeguem pela faixa esquerda da nova ponte e prosseguem na direção da Avenida 28 de Março. Após cruzar a Formosa, Alvarenga Filho e 28 de Março, os ônibus com linhas dos distritos e outras cidades fazem o retorno na avenida Nilo Peçanha, acessam a pista direita da Beira Valão e prosseguem até a Estação Rodoviária Roberto Silveira.
fonte: ODIÁRIONF

Nenhum comentário: