23/05/2007
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente realizou no dia 16 de maio, em Itaperuna, uma reunião com prefeitos e secretários de sete municípios do Noroeste fluminense. Em pauta, foram apresentadas propostas para a destinação final dos resíduos de lixo, um dos principais problemas enfrentados pelas administrações municipais. O encontro contou com a presença do Superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Walter Plácido, além dos prefeitos José Hylen, de São José de Ubá, Luiz Carlos Machado, de Natividade, Carlos Roberto, de Miracema, Manoel Faria, de Itaocara e William Cardoso, de Cambuci. O prefeito Jair Bittencourt foi representado pelo sub-procurador do município, Severino Santana.
A proposta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente é a criação de um consórcio intermunicipal para a implantação e administração de um aterro sanitário regional, acabando assim com os lixões existentes nas cidades consorciadas. O projeto poderá ser desenvolvido de duas maneiras. Na primeira, o Estado entraria com os recursos para a implantação do aterro, que ficaria sob gestão dos municípios. Na segunda, os processos de implantação e a gestão do aterro seriam privatizados, e o Estado arcaria apenas com os estudos de viabilidade e licenciamento ambiental.
Segundo o Superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Walter Plácido, até o final de julho os municípios da região deverão apresentar suas propostas para o trabalho em consórcio. “A idéia é acabar com os lixões. Nós sabemos que não é uma questão de fácil solução, já que cada município tem as suas características e particularidades. Já temos o apoio dos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, e agora vamos intensificar nossos esforços para que o projeto, de fato, aconteça”, afirmou Plácido.
Para o sub-procurador do município de Itaperuna, Severino Santana, a proposta da Secretaria de Meio Ambiente do Estado vem de encontro com as necessidades dos municípios. “Este é um assunto de suma importância para todas as cidades do Brasil. É um problema recorrente a todos, principalmente pela falta de recursos para lidar com a situação. O prefeito Jair possui uma visão ampla e esclarecida, e certamente vai querer que Itaperuna participe deste projeto”, destacou Santana.
fonte: DECOM (Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna) 22 3822-0891
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário