quinta-feira, 12 de julho de 2007

Etanol e celulose serão tema de dois seminários

12/07/2007
Deputado Chico Alencar, do Psol, será um dos palestrantes do encontro

O etanol e a celulose, obtidos através da cana-de-açúcar e do eucalipto estão sendo cotados como potenciais vetores de desenvolvimento econômico para alavancar a economia de Campos e região. O assunto alcança discussões em torno do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e é tema em dois seminários que se realizarão entre sexta-feira e domingo, no Cefet e no Centro Diocesano na Tapera, com foco no forte impacto social no campo. Sexta-feira, a partir das 19h, no Cefet, será realizado pelo Centro de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Fortalecimento dos Movimentos Sociais de Campos dos Goytacazes. O deputado federal Chico Alencar (PT), e o deputado estadual, Alessandro Molon (PT), vêm participar, respectivamente de cada evento.
Para o debate foi elaborada uma programação eclética, formada por expositores qualificados para discutir o tema, com exposições esclarecedoras sobre as mudanças, e os impactos positivos e negativos que vão ocorrer a partir do momento que se iniciar o cultivo do eucalipto em grandes áreas, na mesma proporção que se ampliam os canaviais.
Na abertura vão falar o deputado federal, Chico Alencar (PSol); o professor Rodrigo Serra, da Universidade Cândido Mendes; e o professor e ambientalista, Aristides Arthur Soffiati. Relatos e experiências vão ser apresentados pela professora Carolina Abreu, que é Coordenadora do Comitê Popular pela Erradicação do Trabalho Escravo e Degradante do Norte e Noroeste Fluminense. Sobre o mesmo tema vai falar um representante da Tribo Tupiniquin-Guarani, do estado do Espírito Santo. O ciclo de debates no primeiro dia do seminário se encerra às 22h e os convidados participam de uma confraternização, tendo como foco principal das conversas, a troca de experiências nas atividade do setor sucroalcooleiro.
Debate prévio
No sábado, dia 14 de julho, a partir das 8h30 será realizado no Centro Diocesano da Tapera, o seminário intitulado “Uma Forma de Exercício de Cidadania”. Este evento, segundo os organizadores, será exclusivo para entidades inscritas para o seminário do próximo final de semana, com a participação dos Conselhos municipais. De acordo com a programação, às 8h30 será realizado uma Mística e os debates acontecem entre 9h e 12h, com vários expositores convidados. Na abertura vão falar, pela ordem os debatedores convidados: o deputado estadual Alessandro Molon, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a professora Ana Maria Almeida Costa, do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de Campos; Lusiana Custódio, do Conselho Municipal de Assistência Social; professor Renato Gonçalves; do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
fonte: ODIÁRIONF

Nenhum comentário: