sexta-feira, 13 de julho de 2007

Vacinação contra raiva animal começa segunda

13/07/2007
Próprietários de cães e gatos devem imunizar os animais contra raiva animal dentro da campanha nacional de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal tem início nesta segunda-feira na área rural de Quissamã. O trabalho da Vigilância Sanitária vai até o dia 30 de setembro, sendo que os animais da região urbana serão vacinados a partir do dia 15 de setembro. “O período de vacinação na área rural é mais longo porque é realizado em cada fazenda, em cada local onde tem animais domésticos”, disse o coordenador de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, Júlio César Figueiredo da Silva, ressaltando que as primeiras localidades a serem atendidas serão Conde de Araruama, Morro Alto, Pindobas e Canto de Santo Antônio. Em Barra do Furado e Santa Catarina, também consideradas regiões rurais, haverá um posto específico de vacinação para cães e gatos da Vigilância Sanitária.
Treinamento - Após o término da campanha rural, dia 12 de setembro, haverá treinamento para dos funcionários do Programa Saúde da Família (PSF), voluntários e vigilantes sanitários, que irão atuar na área urbana. Segundo Júlio César, o treinamento irá acontecer entre os dias 13 e 14 de setembro. “O fato é que 70% dos animais domésticos estão na área urbana”, disse, explicando a necessidade de mais pessoas trabalhando em vários postos de vacinação, como escolas municipais e unidades de saúde.
O Dia da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal será 15 de setembro. Nesta data comemorativa, além dos postos fixos, o atendimento será volante. A média é que 5 mil animais sejam vacinados em Quissamã. Os donos de cães e gatos devem levar o cartão de vacinação para marcação e, segundo Júlio, a vacina não tem contra indicação. “Animais a partir de um mês ou prenhes podem ser vacinados”, avisou, informando que a raiva, doença que pode levar à morte, não tem casos registrados no estado há anos.
fonte: ODIÁRIONF

Nenhum comentário: