24/07/2007
Rio de Janeiro/RJ - Oportunidade de negócios em diferentes segmentos é a proposta da IX edição da Merconoroeste, que acontece entre esta quinta-feira (19) e o domingo (22) em Itaperuna no Rio de Janeiro. Estão confirmadas a participação de 140 expositores das áreas de indústria, comércio, turismo, tecnologia, confecção, agronegócios, artesanato, cultura, serviços, moda e beleza, decoração e construção.
Paralelamente à Merconoroeste, acontece a Feira do Empreendedor, como parte da estratégia de descentralização do atendimento do Sebrae no Rio de Janeiro. A primeira experiência deste tipo aconteceu em Petrópolis, região serrana do Rio, no começo de junho deste ano e apresentou bons resultados.
A proposta é permitir que empreendedores possam conhecer oportunidades de negócios e ter acesso a informações técnicas sem precisar se deslocar até a capital. A Feira do Empreendedor vai oferecer oficinas, setor para divulgação de idéias de negócios e estande para atendimento ao público interessado em abrir ou expandir seus próprios negócios.
Na Feira do Empreendedor, os interessados terão à disposição informações sobre: Teste sobre Perfil Empreendedor; Primeiro Passo para Abertura de uma Empresa; Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; Abertura e Legalização de Empresas; Linhas de Crédito; Plano de Negócios; Mercado; Oportunidades de Negócios; Gestão e Planejamento Financeiro; e Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas. Além de Petrópolis e Itaperuna, o Rio ainda promove mais uma Feira do Empreendedor este ano em Volta Redonda em novembro.
O Espaço Décor, voltado para serviços do setor de arquitetura e design de interiores, o 2º Festival da Carne Seca, sucesso de público na edição passada, são outras novidades da Merconoroeste. Pela primeira vez também, será montado um espaço exclusivo para a imprensa que vai permitir cobertura on line para os diferentes veículos de comunicação, o que reflete a importância da Merconoroeste para a região.
Pela sua localização privilegiada, noroeste fluminense, a Merconoroeste permite uma disseminação de oportunidades, troca de informações e aumenta a possibilidades de negócios entre os empreendedores dos estados do Rio, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. O evento, além de incentivar a produção da cultura local, também cria maiores chances de ampliação do mercado de pequenas empresas e o quadro de fornecedores das grandes corporações. A estimativa é que este evento gere cerca de R$ 8 milhões em negócios para a região.
Na avaliação do superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, o evento já apresenta um balanço positivo ao impulsionar setores como agronegócios (piscicultura, apicultura e ovinocaprinocultura, orgânicos), rochas ornamentais, artesanato, turismo e confecções. Outro setor beneficiado é o de combustíveis, com a instalação da Agroindústria de Bom Jesus de Itabapoan (Abisa) para a produção de óleo combustível. "A grande diferença deste empreendimento está no fato de que os fornecedores dessa matéria-prima devem ser os pequenos agricultores familiares", diz Malta.
O Sebrae/RJ tem tido uma atuação constante na região e participa, como parceiro e incentivador do evento, desde a primeira edição realizada em 1999. Para o desenvolvimento do Noroeste Fluminense, a entidade promove diversas ações como cursos e treinamentos para promover a cultura associativista e realização de caravanas tecnológicas.
Serviço: Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 ou 2107-9359 Sebrae no Rio de Janeiro - (61) 2212-7971
fonte: AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS
terça-feira, 24 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário