27/08/2007
O Instituto Estadual de Florestas (IEF), anunciou que o Parque Estadual do Desengano, principal unidade de conservação do Nororeste Fluminense receberá investimentos de R$ 1,28 milhão para aumento da fiscalização e melhoria na infra-estrutura.
Segundo a presidente do órgão, Yara Valverde, o investimento permitirá a ampliação da visitação, mantendo a proteção à biodiversidade da região, um importante corredor de Mata Atlântica. “Através dos recursos de compensação ambiental do Projeto de Proteção à Mata Atlântica e com a participação da comunidade, queremos incentivar o ecoturismo consciente no parque e, ao mesmo tempo, implantar um serviço de guardiões contra crimes ambientais”, explicou Yara. O parque abrange áreas de Santa Maria Madalena, Campos e São Fidélis.
De acordo com a presidente do IEF, a região Noroeste do Estado reúne importantes remanescentes de Mata Atlântica que precisam ser conservados. Porém, o objetivo do instituto é incentivar o uso sustentável dos recursos naturais através de iniciativas como a silvicultura econômica, que pode contribuir para a recuperação de áreas degradadas.
O anúncio dos investimentos no parque foi feito durante a visita da atriz Dercy Gonçalves à sede do IEF, no Rio. Acompanhada por oito moradores do entorno do parque, Dercy, que é madrinha do Parque Estadual do Desengano, fez a entrega de um projeto de ecoturismo para a região de Morumbeca.
Um dos objetivos do projeto apresentado é implantar infra-estrutura para atividades de turismo, pesquisa e monitoramento. “As pessoas precisam visitar o Parque do Desengano. O lugar é lindo e pouco explorado”, disse Dercy.
fonte: NOROESTE ONLINE
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário