13/08/2007
Um dos símbolos dos tempos áureos do café em Itaperuna está ganhando uma nova vida. Através de uma parceria com a empresa Oi, a Prefeitura de Itaperuna está restaurando a antiga estação ferroviária de Comendador Venâncio. A iniciativa irá beneficiar a comunidade local com a criação de um centro cultural. No local também funcionará a sub-prefeitura do distrito.
A estação está sendo completamente restaurada. Para garantir a originalidade do projeto, as telhas francesas foram retiradas e recuperadas, assim as portas de madeira e as fechaduras de aço. As paredes externas estão recebendo uma pintura especial, e o interior está sendo preparado para receber atividades culturais. O trailler que ficava anexo à estrutura foi retirado, e em seu lugar, a Prefeitura determinou a construção de um quiosque padronizado. Os equipamentos de telefonia que ocupavam parte da estação também foram removidos para melhorar a visibilidade da estação. A previsão é que até o final de agosto as obras estejam concluídas.
Em visita ao distrito, o prefeito Jair Bittencourt foi conferir de perto os primeiros resultados. “Este ato foi preservar uma parte do patrimônio municipal. É mais um sonho dos moradores do distrito que se torna realidade. As pessoas têm orgulho desta estação e vamos mantê-la bem cuidada. Quero agradecer a empresa Oi que, através desta parceria, tornou tudo isso possível. Venâncio merece e vai ter muito mais”, afirmou Bittencourt, que já conseguiu com a empresa Ampla a cessão de um prédio onde será instalada a nova sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Outra importante obra no distrito é a reforma da Escola Municipal Comendador Venâncio Garcia. Há 14 anos sem obras, a unida ganhou uma nova cozinha e novo refeitório, além da manutenção nos banheiros. As salas de aula foram todas reformuladas, com pintura, novos quadros e rebaixamento do teto. O acesso à escola também mereceu atenção especial. Ao lado da escadaria principal, a Prefeitura construiu uma rampa, que permitirá melhor acesso de portadores de necessidades especiais, idosos e a entrada de veículos.
Segundo a diretora Ângela de Souza Costa, a comunidade está muito satisfeita com o resultado. “Sem dúvida, o ambiente mais saudável para alunos e funcionários irá melhorar a educação em Venâncio. A escola possui hoje cerca de 500 alunos e estamos todos muito felizes com a reforma. É uma grande conquista para o distrito”, ressaltou Ângela.
fonte: NOROESTE ONLINE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário