quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Projeto de extensão da Uenf recebe apoio do MEC

22/08/2007
Projeto de extensão universitária da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) voltado para a expansão da proposta de Educação Continuada nas regiões Norte e Noroeste fluminense nas áreas de arte-educação, patrimônio cultural e Cidadania foi contemplado com apoio de R$ 30 mil pelo edital do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext 2007) do MEC. O projeto possui duas frentes de atuação. A primeira é a educação patrimonial com ênfase na disseminação de informações sobre o patrimônio cultural local. A segunda envolve a capacitação de professores para o ensino das artes, suprindo uma carência verificada em toda a região.


Com estes objetivos, o projeto já vem promovendo cursos de capacitação direcionados a professores de instituições públicas de ensino. Além disso, vem produzindo e distribuindo materiais didáticos e realizando outras atividades diretamente vinculadas ao ensino e à pesquisa – sempre com ênfase na interdisciplinaridade.

A coordenação é da professora Simonne Teixeira, do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro de Ciências do Homem (CCH), e da técnica de nível superior Danuza da Cunha Rangel, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Segundo Danuza, o que se propõe na atual fase é a consolidação e ampliação das ações que vêm sendo realizadas, desde a oferta de novos cursos até a produção de novos materiais didáticos. Pretende-se especialmente aumentar a abrangência do projeto, atendendo a municípios e localidades onde a demanda de formação continuada dos professores da rede pública é ainda mais representativa.

O projeto parte da experiência adquirida desde 1999 com o Programa de Educação Continuada na Uenf. O programa enfatiza a formação permanente do professor e a adequação de novos saberes às suas práticas.

O Programa de Apoio à Extensão Universitária do MEC (Proext 2007) é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior. Em todo o país, 75 instituições federais ou estaduais de educação superior foram contempladas pelo edital.
fonte: NOROESTE ONLINE

Nenhum comentário: