quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Prefeitura de Itaperuna lança projeto “Escola do Professor”

22/08/2007
Melhorar a qualidade da educação através da formação continuada dos professores da rede municipais de ensino e de instituições privadas. Com este objetivo, a Prefeitura de Itaperuna assinou um convênio com a Fundação Escola Pública do Rio de Janeiro (Fesp) para a implantação do projeto “Escola do Professor”. A iniciativa pioneira irá garantir a capacitação permanente dos docentes e servirá de referência para todo o país.


Com investimentos de aproximadamente R$1,3 milhão, a “Escola do Professor” será formatada em duas etapas. Primeiramente, serão selecionados os professores com experiências bem sucedidas em sala de aula. Com base neste levantamento, uma equipe técnica fará a capacitação destes educadores, para que os mesmos sejam tutores dos demais e, a partir de então, serão elaborados 212 roteiros didáticos para serem utilizados nas escolas municipais. Os docentes escolhidos para as tutorias receberão uma gratificação financeira através da Fesp.

Para o presidente da Fesp, Cláudio Mendonça, o foco da educação não é o conhecimento, é o aluno. “Não vamos importar nenhuma tecnologia. Vamos desenvolver a já existente. A preocupação do prefeito Jair com o ensino deixará o legado de ter um projeto de referência nacional, que vivencia o dia-a-dia e irá melhorar a qualidade das aulas ministradas”, ressaltou Mendonça.

Entusiasmada com o projeto, a Secretária Municipal de Educação, Esmeralda Bussade, acredita que a iniciativa irá melhorar da qualidade da educação na cidade. “Com a atualização permanente, nossos docentes estarão melhores preparados para os desafios da sala de aula. E o melhor é que os capacitadores serão da própria rede municipal”, destacou Esmeralda.

O projeto de educação de Itaperuna está sendo formatado a longo prazo. Para isto, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo uma série de ações estratégicas, como a melhoria da rede física, o plano de cargos e salários, já em andamento, e também a elaboração do plano municipal de educação, que estabelecerá diretrizes para o setor nos próximos 10 anos.

Segundo o prefeito de Itaperuna, Jair Bittencourt, são os professores que fazem a qualidade da educação e, por isso, os investimentos em atualização são muito bem-vindos. “Nosso projeto para a educação vem sendo desenvolvido através de um debate amplo e verdadeiro com a sociedade, para que no futuro ninguém possa mudar o que está sendo construído agora. Temos a oportunidade de fazer desta escola um sucesso e com certeza alcançaremos nossos objetivos. A educação pode ser o caminho mais longo, o mais difícil. Mas é, sem dúvida, o melhor caminho”, afirmou Bittencourt.
fonte: DECOM ITAPERUNA

Nenhum comentário: