quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Ministério da Saúde vai agilizar cirurgias de alta complexidade no Espírito Santo

01/08/2007
O impasse entre cirurgiões cardiovasculares e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) chegou até Brasília. Nesta terça-feira (31), após uma reunião no Ministério da Saúde, o ministro José Gomes Temporão se comprometeu que vai agilizar as cirurgias já cadastradas na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC), bem como as novas que virão.
De acordo com a Sesa, Temporão garantiu também que vai operar os pacientes de urgência em cidades próximas ao Espírito Santo, como Itaperuna (RJ), Belo Horizonte ou Rio de Janeiro. A secretaria ficou de agilizar o envio dos novos laudos para o cadastro.
Na reunião, foi decidido ainda que o ministério vai ampliar o diálogo com as entidades médicas nacionais e as sociedades de especialidades locais para buscar soluções. O ministério garantiu que estará presente no Estado para conhecer o problema para ouvir gestores e profissionais da área.
Além do ministro José Gomes Temporão e do secretário Anselmo Tose, estiveram presentes na reunião desta terça-feira (31) – agendada pelo MS – o secretário de Atenção à Saúde, José Carvalho de Noronha; o diretor de Atenção Especializada, Alberto Beltrame; o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra; além dos secretários dos Estados de Alagoas, André Xavier Valente, e Amazonas, Wilson Duarte Alecrim.
O ministro voltou a falar da importância da Emenda 29, que vai aumentar em 30% os recursos federais para a Saúde, o que pode representar, no final do atual governo, um incremento de R$ 70 bilhões.
fonte: A GAZETA

Nenhum comentário: