quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Produtores de leite recebem matrizes para aumentar produção em Itaperuna

30/08/2007
O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, participou nesta quarta-feira, em Itaperuna, no Noroeste fluminense, de evento que marcou a entrega pela Parmalat do Brasil das primeiras 100 novilhas da raça girolando, de elevado padrão genético para produção leiteira, a produtores da região.


A ação faz parte do Termo de Cooperação e Compromisso firmado pela Parmalat com o governo do estado e o município de Itaperuna, em junho deste ano, após a retomada do controle gerencial da unidade industrial em Itaperuna, que esteve sob intervenção do governo estadual, em virtude da crise na matriz italiana, no final de 2003.

Para o aumento da produção de leite no estado, a Parmalat está apostando na melhoria genética do rebanho. O projeto prevê a distribuição de um total de 700 dessas novilhas, que serão pagas em moeda-leite, ou seja, com a produção.

– Sabemos que a melhor forma de avançar na produção de leite, com aumento da produtividade, é disponibilizando para os produtores uma tecnologia que nem todos tiveram acesso – destaca Othiniel Lopes, vice-presidente da Parmalat no Rio de Janeiro.

Na ocasião, o secretário destacou o importante papel da bacia leiteira do Noroeste para a produção estadual e informou que, no próximo dia 12 de setembro, o governador Sérgio Cabral estará fazendo o lançamento oficial do Programa Rio Genética, que trará, entre outros, um grande incentivo para que os produtores façam o melhoramento de seus rebanhos, através do uso de tecnologia genética.

O programa contará com linha de financiamento do Banco do Brasil para a aquisição de matrizes, tourinhos, sêmem e embriões, com prazo de 5 anos e juros de 6,75% ao ano.

– Há quase 20 anos o banco não financiava animais dessa forma. Era necessário a utilização de linhas de custeio, com prazo curto e taxas inadequadas, que acabavam inviabilizando o retorno do investimento – ressalta Christino Áureo.

O secretário acredita que, com o melhoramento genético associado a outros incentivos que o governo do estado vem concedendo ao segmento leiteiro, até 2010 seja alcançada a meta de produção de um bilhão de litros de leite ano. Atualmente o estado produz cerca de 500 milhões.

Também estiveram presentes no evento, que reuniu produtores de leite da região, na Cooperativa Agropecuária de Itaperuna, os prefeitos Luís Carlos Agudo, de Natividade, e Jair Bitencourt, de Itaperuna, além de Alysson Paolinelli Filho, diretor de Supply Chaim da Parmalat.
fonte: NOROESTE ONLINE

Nenhum comentário: