quarta-feira, 20 de junho de 2007

Caxias lidera ranking de furto de energia da Ampla

20/06/2007
A distribuidora Ampla informou que do total de energia fornecida ao município de Duque de Caxias, 40,55% é furtada, ou seja, a companhia não recebe o seu pagamento. Segundo informou a empresa, nesta terça-feira, Duque de Caxias, Itaboraí, Magé, São Gonçalo e Maricá são os cinco principais municípios com os maiores índices de furto de energia. A Ampla é a distribuidora de energia elétrica em 66 municípios dp Estado do Rio. Os dados são dos últimos 12 meses (até abril).
A distribuidora destaca que o município de Caxias lidera o ranking com perdas de 40,55%. Ainda assim, nestas áreas, tem se verificado quedas entre três e nove pontos percentuais em comparação com abril de 2006. A Ampla informou que deixa de arrecadar um quarto de toda a energia distribuída em toda a área de concessão. O prejuízo anual chega a R$ 250 milhões com a ilegalidade.
A Ampla destacou que o ranking mostra ainda que a região Noroeste (Pádua, Itaperuna e municípios adjacentes), uma das áreas mais carentes do Estado do Rio, registra um dos menores índices de perdas: 13,48%. Segundo a distribuidora, o município de São Gonçalo -líder absoluto com índice de 80% em alguns bairros há alguns anos - passou para a quarta colocação, com 27,70%. A expressiva redução é reflexo dos fortes investimentos da companhia no Ampla Chip - sistema de medição de consumo digital e diário, que inibe o furto de energia. Só no município são faturados eletronicamente cerca de 146 mil clientes do total de 245 mil nos seis municípios que têm o Ampla Chip.
A companhia explicou que, com o Ampla Chip, o cliente passa a ter uma leitura digital e diária do seu consumo de energia, podendo controlar seus gastos através de ligações gratuitas, internet, ou, ainda, recebendo informações através de aparelhos de telemensagem. Todos os sistemas são fiscalizados pelo Inmetro e autorizado pela Aneel, que prorrogou, em maio, o uso da nova tecnologia.
fonte: O GLOBO

Nenhum comentário: