19/06/2007
Com o tema central: “Conscientização contra Maus-tratos aos Idosos”, a Secretaria Municipal de Ação Social da Prefeitura de Itaperuna, através do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), realizou em suas dependências, um encontro entre a “Melhor Idade” com diversos palestrantes com o objetivo de chamar a atenção da população sobre o assunto.O evento faz parte de uma série de ações para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho. De acordo com a coordenadora do PAIF Giselda Pereira de Oliveira, a Prefeitura abraça o movimento e o atendimento. “Muitas das vezes a violência não é só física. Nossa meta é atender 80 idosos, mas devido à grande procura atendemos 150, nos Paifs do Centro e bairro Surubi”, afirma.
O abuso psicológico e sexual, a negligência no cuidado e o abandono familiar foram algumas das formas de violência contra o idoso tratadas no encontro que no primeiro momento contou com uma dinâmica da psicóloga Sandra Valadão. “Este foi o momento de falar das marcas da vida, a importância da partilha e resolver as dificuldades. Um momento de superação e alívio”, destaca a psicóloga.
Durante palestra, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Itaperuna José Demetrio Filho, destacou a supervalorização do jovem e o desprezo por tudo o que é velho como característica da sociedade moderna, o que acaba refletindo na forma como os idosos são tratados. De acordo com ele, a principal arma para combater a violência contra o idoso é o rompimento do silêncio, que impede que os culpados sejam punidos. “As pessoas têm medo de denunciar os casos de agressão, isso é uma conseqüência grave, pois quem sofre primeiro é a população e depois o advogado a OAB deve assumir esta responsabilidade”, friza.
A aposentada Jadir Pinto Padilha, 74 anos, destaca o evento como uma reunião de forças para realizar ações de combate à violência. “Nós idosos ainda temos muito a oferecer à sociedade, por isso temos que buscar nossa valorização”, disse. Já a também aposentada Direzia Helena de Abreu Barbosa, 62 anos, está redescobrindo a vida na terceira idade. “Não temos tempo para ficar com receio da velhice, pois ajuda na criação dos netos, enquanto os filhos trabalham. Essa é uma verdade nestes novos tempos”, ressalta.
fonte: DECOM - Itaperuna
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário