04/06/2007
FIRJAN apoia capacitação dos Pólos de Moda do RioPólos de moda ganham competitividade e fecham parcerias com importantes grifes nacionais
A indústria da moda do estado do Rio de Janeiro já é reconhecida no mercado nacional e internacional por seus produtos criativos e de alto valor agregado. O estado conta com 10 pólos de moda, que agregam quase 4 mil empresas e geram cerca de 92 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, de acordo com as estimativas dos sindicatos das indústrias de vestuário e confecções.
Para divulgar a capacidade criativa e produtiva da indústria de moda do estado e promover o desenvolvimento sustentável do setor, o Sistema FIRJAN apoia a participação dos pólos na bolsa de negócios que acontece paralelo ao Fashion Rio, o Fashion Business, onde as coleções são expostas e vendidas para compradores e lojistas de todo o Brasil e do exterior. Nesta edição, cada pólo de moda preparou sua coleção inspirada em temas escolhidos de acordo com a cultura de cada região.
Atentos ao design e qualidade dos produtos oferecidos pelos pólos, o Sistema FIRJAN e o SENAI Moda desenvolvem projetos de capacitação com os produtores envolvidos na cadeia produtiva, como acontece no SENAI Moda +. Através de pesquisas e viagens internacionais, a equipe de design do SENAI Moda organiza palestras gratuitas sobre tendências e perfis de consumo com o foco nos segmentos de cada pólo. As informações também são reunidas em um caderno de tendências e auxiliam os confeccionistas ligados aos pólos a criarem produtos antenados às novidades e desejos do mercado consumidor. Além disso, a equipe de mercado capta oportunidades comerciais e orienta os pólos na distribuição de sua produção para o atacado nos mercados interno e externo.
Além da exposição no Fashion Business e da capacitação dos produtores, a FIRJAN promove parcerias entre pólos de produção e grifes do Fashion Rio, com o objetivo de divulgar nas passarelas o que se fabrica nas diversas regiões do estado e promover a troca de experiências entre os participantes da cadeia da moda. Nesta edição, quatro parcerias entre pólos e grifes serão apresentadas nas passarelas do Fashion Rio.
O Pólo de Moda de Calçados e Acessórios vai produzir modelos de bolsas e cintos para a coleção do estilista Walter Rodrigues, que já usou, em outras coleções, lingerie e aviamentos produzidos em Nova Friburgo. A Chiaro levará peças jeans do Pólo Sul Fluminense para seu desfile. A Cantão mais uma vez vai desfilar peças em malha e tricô desenvolvidas com o Pólo de Moda de Petrópolis. A Totem, que já desfilou peças produzidas no Pólo de Moda de Cabo Frio, dessa vez vai levar para a passarela as peças de moda praia em lycra de Friburgo.
As parcerias geram bons resultados para os dois lados. Em edições anteriores, algumas grifes experimentaram nas passarelas peças desenvolvidas nos pólos. A Mara Mac levou para o seu desfile cintos e sapatilhas produzidos no Pólo de Acessórios. A Tessuti desfilou peças do Pólo de Lingerie de Nova Friburgo. O pólo Sul Fluminense já produziu peças em jeans para a Redley. A grife Santa Ephigênia já utilizou em seu desfile peças em tricô do Pólo de Moda de Petrópolis e a Zigfreda contou com o apoio do Pólo de Moda do Noroeste Fluminense (Itaperuna) para o desenvolvimento de peças em lingerie.
Os Pólos do Estado
Moda Sul Fluminense (Valença) - o pólo conta hoje com aproximadamente 400 unidades produtivas entre médias, pequenas e micro empresas, além de ateliês e unidades familiares. São confecções, facções, lavanderias e tecelagens que juntas, empregam cerca de 4 mil pessoas nas 20 cidades abrangidas pelo SINDVESTSUL (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do Estado do Rio de Janeiro). Mais de 40 grifes renomadas produzem suas coleções no pólo, especialmente em jeanswear, nas cidades de Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí. Além disso, outros segmentos se destacam na região: moda feminina e masculina, moda infantil, beachwear, sportwear, streewear, underwear, acessórios e artesanato e até alta costura (produzida pelas famosas bordadeiras de Barra Mansa). Todo o processo de confecção das peças, da criação ao acabamento, incluindo lavanderia e modelagem, podem ser desenvolvidos pelas empresas locais.
Moda de Petrópolis - atualmente com mais de 800 indústrias de confecção, que geram 30 mil empregos (indústrias, distribuidores e pontos de vendas) com faturamento mensal de cerca de R$ 100 milhões em mais de 8 milhões de peças/mês vendidas em todo o país. Os produtos principais são malha e tricô.
Moda íntima de Nova Friburgo - é o maior pólo confeccionista de moda íntima do país (lingerie dia, fitness e moda praia), com cerca de 800 confecções formais que geram 20 mil empregos. Além do mercado interno onde participa com 25% do consumo de lingerie, Nova Friburgo tem também forte foco para exportação, já comercializando seus produtos para o Mercosul, União Europeia, África, Oriente Médio, Japão e Estados Unidos.
Moda do Noroeste Fluminense (Itaperuna) - representa 13 municípios da Região e reúne 300 fábricas, de micro, pequeno e médio porte, que geram 10 mil empregos e movimentam R$ 15 milhões por mês na economia regional. O pólo produz lingerie noite e fornece pijamas e camisolas para butiques e magazines nacionais, além de exportar para países da Europa e Mercosul.
Moda Niterói - reúne 250 confecções e gera mais 5 mil empregos diretos. A produção de Niterói é diversificada e multisetorial com empresas de moda feminina, masculina, praia e esporte, além de acessórios em couro, calçados, bolsas, jóias, bijuterias, e ainda ateliês de customização e alta costura.
Moda Praia Cabo Frio - com 400 empresas que geram 5.500 empregos, a moda praia produzida na região é exportada para Espanha, Itália, França, Portugal e México. Cabo Frio conta também com uma vitrine a céu aberto, a famosa "Rua dos Biquinis", que possui mais de 150 lojas de moda praia.
Moda São Gonçalo - além do tradicional jeans, já conhecido por lojistas de todo o país, ali também são produzidas moda feminina e surfwear. O Pólo foi criado em novembro de 2005, com aproximadamente 200 empresas. Uma produção multisegmentada de jeans, moda praia, lingerie, surfware e casual. No mesmo ano foi inaugurado o Shopping das Fábricas, no Bairro de Nova Cidade. Além de fornecer para o mercado interno o pólo exporta basicamente para EUA, Portugal e Itália.
Moda de Campos - conta com 100 empresas formais e tem produção bem diversificada embora o forte ainda seja o jeans. Malharia, moda íntima e peças customizadas em ateliês são os demais produtos oferecidos pelo pólo que hoje gera cerca de 2.500 empregos.
Acessórios - Calçados, Bolsas e Similares do Rio - é formado por mais de 300 empresas no município do Rio de Janeiro, sendo que cerca de 60% produz calçados, e o restante, bolsas e outros artefatos. As empresas, na maioria de pequeno porte, geram 10 mil empregos diretos e indiretos. Produtos artesanais e diferenciados de grifes são produzidos neste pólo.
Têxtil do Rio - conta com aproximadamente 250 empresas que geram em média 5 mil empregos diretos na produção dos mais variados tipos de tecido, além de bordados e rendas. É formado por pequenas e médias empresas. A força das tecelagens pode ser avaliada nas exportações, onde 75% do que é produzido no Estado do Rio de Janeiro é vendido para outros Estados, e cerca de 5% segue para outros países.
fonte: PORTAL FATOR BRASIL
segunda-feira, 4 de junho de 2007
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