terça-feira, 19 de junho de 2007

Noroeste fluminense ganhará unidade do Cefet

19/06/2007
O Noroeste fluminense será uma das 150 mesoregiões do país que receberão, nos próximos quatro anos, uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). O anúncio foi feito pelo diretor geral do Cefet Campos, Luiz Augusto Caldas Pereira, durante um encontro com empresários, educadores e lideranças políticas em Itaperuna. O desafio dos municípios agora é incluir o Noroeste entre as três primeiras regiões que receberão as unidades do Cefet até 2008. Outras seis regiões do Estado também estão no páreo: Volta Redonda, Cabo Frio, Nova Friburgo, Petrópolis, Angra dos Reis e Duque de Caxias.
Na apresentação do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, Luiz Augusto Caldas ressaltou a construção do Cefet como uma alternativa para o desenvolvimento sócio-econômico da região. “Estar entre as 150 cidades que receberão as unidades é uma conquista. Este será um dos mais robustos investimentos em educação pública na história do Noroeste, e uma garantia de qualificação profissional e geração de conhecimento. É essencial agora uma mobilização que permita a região estar entre as primeiras a receber os investimentos”, destacou Caldas.
A Unidade de Ensino Descentralizada do Noroeste (UNED) terá capacidade para 1.200 matrículas anuais. Os investimentos federais são de R$ 5 milhões. Os cursos oferecidos serão debatidos junto com a sociedade, e levarão em conta os arranjos produtivos locais. Além disso, a unidade terá potencial para cursos de graduação e pós-graduação. Entre os critérios para a implantação da UNED-Noroeste, está o aproveitamento da infra-estrutura existente e a identificação de potenciais parceiros, como empresas e entidades de classe. Como a Prefeitura de Itaperuna, que doou um terreno de 50 mil metros quadrados, os demais municípios da região definirão as contrapartidas que cada um poderá oferecer.
A iniciativa do Governo Federal visa oferecer ao país condições favoráveis à formação e qualificação profissional nos diversos níveis e modalidades de ensino. o projeto dá suporte ao desenvolvimento da atividade produtiva, oportunidades de geração e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos, além de estímulos ao crescimento socioeconômico.
Para o prefeito de Itaperuna, Jair Bittencourt, a construção de uma unidade do Cefet na região é uma oportunidade única para todos os municípios. “Conquistamos uma importante vitória e agora temos a oportunidade de estar entre as primeiras regiões que serão beneficiadas já no próximo ano. Precisamos nos mobilizar para disputar em condições de igualdade com as demais regiões do estado que estão na briga. Até onde a gente pôde ir enquanto poder público, nós fomos. O que nos falta é essa unidade de ensino tecnológico”, afirmou Bittencourt.
fonte: DECOM - Itaperuna

Nenhum comentário: