29/06/2007
Crescem na região as perspectivas para o Biodiesel. Amanhã será realizado o Primeiro Seminário de Biodiesel de Bom Jesus do Itabapoana. O evento, promovido pela prefeitura local, pela Organização de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Orgadem) e empresas da iniciativa privada, vai ser realizado a partir das 8h30 no Cine Mais, na Praça Governador Portela. O seminário conta com apoio da Pesagro, Ministério da Agricultura, Universidade Federal Fluminense (UFF), Secretaria de Agricultura do Estado e outras entidades, como a empresa Vital Planet, que montou fábrica em Campos, a Usina Speranz, a Rio Mudas, Conab e Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aspremerj). O objetivo do evento é promover ampla discussão sobre o tema, abordando as perspectivas do setor de biodiesel no município e no estado.
A Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura (MDA) ressaltou que o Estado do Rio é pioneiro no Programa Biodisel que ganha impulso com o interesse de grupos nacionais e estrangeiros, a exemplo dos holandeses, que instaram em Campos a primeira unidade de produção do combustível, em escala comercial, com capacidade para 400 mil litros/dia. Certa da viabilidade do desenvolvimento da bioenergia na região, a Vital Planet vai instalar uma fábrica de equipamentos para unidades de processamento. “Por isso o MDA passou a fazer parcerias com entidades de pesquisas; entrou na parceria com a Orgadem e prefeituras e montou o Fórum de debates para desenvolver o Biodiesel, com foco na agricultura familiar”, informou a assessoria.
Participam do seminário pesquisadores de instituições de pesquisas, a exemplo da Pesagro e Emater que a partir da Estação Experimental de Campos disseminam conhecimentos sobre como cultivar oleaginosas como girassol, soja, gergelim, mamona e o pinhão manso, que desponta como a oleaginosa mais viável na maior parte dos diferentes tipos de solo da Região Norte/Noroeste Fluminense, com maior produtividade nas regiões de tabuleiros e morros.
fonte: ODIÁRIONF
sexta-feira, 29 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário