sexta-feira, 8 de junho de 2007

FIQ 2008 tem apoio da Sociedade de Investigações Florestais

08/06/2007
Pela primeira vez, a FIQ (Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira), que será realizada de 8 a 11 de abril de 2008, terá o apoio da SIF (Sociedade de Investigações Florestais), instituição que existe desde 1974 e foi criada por professores do departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e por representantes de seis empresas florestais.
Segundo o diretor administrativo da entidade, Eduardo Euclydes de Lima e Borges, há 33 anos a SIF trabalha para o desenvolvimento econômico do país, estabelecendo parcerias entre os setores público e privado via convênios de pesquisa, e promovendo eventos de caráter pedagógico, científico-tecnológico e de extensão. “A SIF promove a interação entre empresas do setor florestal e os pesquisadores de universidades brasileiras, possibilitando a difusão do conhecimento e a transferência de novas tecnologias”, afirma.
Entre os diversos estudos da entidade, são desenvolvidas, por exemplo, pesquisas visando a melhoria da qualidade da madeira para fins comerciais. Existem também estudos que buscam a obtenção de adesivos alternativos para indústria moveleira, de custo mais baixo e boa qualidade. Já em relação a silvicultura, a entidade realiza simulações de diferentes tratamentos como adubação, desrama e desbastes, sempre com o intuito de se obter madeira de melhor qualidade para diversos fins (celulose, serraria, energia, entre outros). “Em relação a projetos ambientais, a SIF faz monitoramentos de bacias hidrográficas para se observar o comportamento da água nos ecossistemas florestais como a qualidade e quantidade de água, sempre visando a sustentabilidade da produção florestal e a melhoria de vida das comunidades inseridas no entorno dessa bacia”, completa.
Para Borges, a iniciativa da FIQ em incluir o setor florestal no evento é empreendedora. “A divulgação da SIF em um evento internacional e a inclusão do setor florestal na feira são ações estratégicas e será uma oportunidade para os estrangeiros terem acesso à divulgação das tecnologias adotadas no país, lembrando que o Brasil vem se consolidando como referência mundial (global player) do setor florestal”, ressalta. João de Castro Silva, professor, pesquisador e consultor da área de produtos florestais da SIF, ressalta a importância da participação da entidade. “Na feira, iremos divulgar e promover o setor florestal que muita gente ainda não conhece. Além de nosso estande institucional, teremos fóruns de palestras e debates sobre a produção de matéria-prima e publicação de resultados. O espaço da FIQ vai ser fundamental para transmitirmos o conhecimento das técnicas de preparação dessas matérias-primas aos usuários da madeira”, finaliza.
fonte:
PARANASHOP

Nenhum comentário: